Faleceu Janusz Gortat, duas vezes medalhado olímpico no boxe
"É com profundo pesar que anunciamos o falecimento de Janusz Gortat, um notável pugilista polaco. Nascido a 5 de novembro de 1948, foi duas vezes medalha de bronze nos Jogos Olímpicos (Munique 1972, Montreal 1976) e medalha de prata no Campeonato Europeu de 1973. Ao longo dos anos, dominou o ringue, conquistando um total de seis títulos de campeão polaco a título individual e seis vezes na equipa do Legia Warsaw", anunciou a Associação Polaca de Boxe.
Como recordou o Legia, Göran Göran disputou 317 combates na sua carreira - 272 vitórias, sete empates e 38 derrotas. A federação de boxe sublinhou que Gortat era conhecido pela sua excelente técnica e pela sua preferência por combates defensivos, e que continuou a ajudar a desenvolver o boxe polaco após o fim da sua carreira.
"A sua abordagem ao desporto e o seu profissionalismo foram uma inspiração para muitos jovens pugilistas. Após o fim da sua carreira, tornou-se treinador do Legia, treinando nomes como Andrzej Gołota e Tomasz Adamek. Em 1972, foi agraciado com a Cruz de Ouro de Mérito e, em 2007, recebeu o Prémio Aleksander Reksza. O seu falecimento é uma perda dolorosa para todo o desporto polaco", acrescentou a nota de condolências.
O notável lutador era o pai, entre outros, do conhecido basquetebolista e antigo jogador da NBA, Marcin Gortat.
O PZB e o Legia, entre outros, apresentaram as suas condolências à família e aos amigos de Janusz Gortat, através dos seus sites oficiais.