Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Faleceu Janusz Gortat, duas vezes medalhado olímpico no boxe

PAP
Janusz Gortat, duas vezes medalhado olímpico no boxe
Janusz Gortat, duas vezes medalhado olímpico no boxePAP
Janusz Gortat, uma figura lendária do boxe polaco, faleceu esta terça-feira, aos 75 anos. Foi duas vezes medalhado olímpico de bronze na categoria de pesos-pesados - em 1972 e 1976 - e vice-campeão europeu em 1973.

"É com profundo pesar que anunciamos o falecimento de Janusz Gortat, um notável pugilista polaco. Nascido a 5 de novembro de 1948, foi duas vezes medalha de bronze nos Jogos Olímpicos (Munique 1972, Montreal 1976) e medalha de prata no Campeonato Europeu de 1973. Ao longo dos anos, dominou o ringue, conquistando um total de seis títulos de campeão polaco a título individual e seis vezes na equipa do Legia Warsaw", anunciou a Associação Polaca de Boxe.

Como recordou o Legia, Göran Göran disputou 317 combates na sua carreira - 272 vitórias, sete empates e 38 derrotas. A federação de boxe sublinhou que Gortat era conhecido pela sua excelente técnica e pela sua preferência por combates defensivos, e que continuou a ajudar a desenvolver o boxe polaco após o fim da sua carreira.

"A sua abordagem ao desporto e o seu profissionalismo foram uma inspiração para muitos jovens pugilistas. Após o fim da sua carreira, tornou-se treinador do Legia, treinando nomes como Andrzej Gołota e Tomasz Adamek. Em 1972, foi agraciado com a Cruz de Ouro de Mérito e, em 2007, recebeu o Prémio Aleksander Reksza. O seu falecimento é uma perda dolorosa para todo o desporto polaco", acrescentou a nota de condolências.

O notável lutador era o pai, entre outros, do conhecido basquetebolista e antigo jogador da NBA, Marcin Gortat.

O PZB e o Legia, entre outros, apresentaram as suas condolências à família e aos amigos de Janusz Gortat, através dos seus sites oficiais.