Paris-2024: PM cabo-verdiano felicita David Pina por assegurar medalha inédita
“Falei ao telefone com David Pina e o seu treinador. Logo após os jogos olímpicos estarão em Cabo Verde para partilhar connosco o grande feito. Todos estamos a torcer por ele nos próximos combates”, referiu Ulisses Correia e Silva, numa publicação na rede social Facebook.
O pugilista natural de Santa Cruz, de 27 anos, qualificou-se para as ‘meias’, que nesta modalidade atribuem pelo menos a medalha de bronze, ao derrotar o zambiano Patrick Chinyemba, por decisão unânime.
O cabo-verdiano vai disputar o acesso à final da competição frente ao uzbeque Hsanboy Dusmatov, no domingo, a partir das 16:50 locais (15:50 em Lisboa).
David Pina disse na sexta-feira ter sentido o apoio de Cabo Verde na inédita conquista de uma medalha olímpica.
“Fiz isto pelo meu país e porque merecemos. Somos um país pequeno, uma ilha pequena, e nunca o tínhamos conseguido. Sou o primeiro de sempre a escrever esta história. Senti o apoio do meu país e nós merecemos, pois passámos momentos difíceis para aqui chegar”, disse o cabo-verdiano, citado pela agencia noticiosa AP.
O porta-estandarte de Cabo Verde na cerimónia de abertura de Paris-2024 já garantiu a terceira medalha da África lusófona, depois dos dois ‘metais’ da moçambicana Maria Mutola, campeã nos 800 metros em Sydney-2000 e bronze em Atlanta-1996.