Imane Khelif, pugilista olímpica, avança com ação judicial por causa da questão de género
Segundo notícias publicadas em França esta semana, Khelif, de 25 anos, tem cromossomas XY, ou masculinos.
A controvérsia em torno do género foi desencadeada durante os Jogos de Paris, em agosto, quando Khelif derrotou Angela Carini em 46 segundos no seu combate de abertura, tendo a italiana ficado em lágrimas e abandonado o combate depois de ter sofrido uma lesão grave no nariz.
O facto deu origem a uma polémica que atraiu comentários de políticos e personalidades, desde a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni à autora de Harry Potter, JK Rowling.
"Sabemos que Imane Khelif intentou uma ação judicial contra as pessoas que comentaram a sua situação durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e está também a preparar uma ação judicial em resposta às últimas notícias. O COI não fará comentários enquanto a ação legal estiver em andamento, ou sobre relatos dos media sobre documentos não verificados cuja origem não pode ser confirmada", declarou o COI em comunicado.
O COI disse que Khelif competiu na categoria feminina em competições internacionais "por muitos anos", inclusive nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 e nos campeonatos mundiais da Associação Internacional de Boxe (IBA) e torneios sancionados pela IBA.
O COI acrescentou que estava "triste com o abuso que Imane Khelif está sujeita atualmente".
Imane Khelif, que foi recebida como uma heroína quando regressou à Argélia após o seu triunfo olímpico, já apresentou uma queixa em França por assédio online.