Boxe: Lomachenko não se deixa intimidar por Kambosos antes do combate pelo título mundial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Boxe: Lomachenko não se deixa intimidar por Kambosos antes do combate pelo título mundial

Lomachenko e Kambosos lutarão no domingo
Lomachenko e Kambosos lutarão no domingoAFP
O pugilista ucraniano Vasiliy Lomachenko ignorou as provocações do rival George Kambosos, que o mandou para a "reforma", antes do combate pelo título mundial de pesos leves, no domingo, em Perth.

Aos 36 anos, Lomachenko (17-3, 11 KO) está no crepúsculo de uma carreira brilhante, com três títulos mundiais profissionais e duas medalhas de ouro olímpicas. É também considerado o melhor amador de sempre, tendo compilado um incrível registo de 396-1.

Lomachenko é o principal favorito à conquista do título mundial de pesos-leves da IBF, mas terá de enfrentar o impetuoso australiano, que contará com o apoio de 15.000 espectadores numa RAC Arena que se espera febril.

"Quando eu vencer o Lomachenko, não haverá mais caminho para ele seguir", disse Kambosos, fortemente tatuado, aos jornalistas durante a semana: "Isto é a reforma para ele, acredito mesmo nisso".

Lomachenko não se deixou perturbar pelas farpas do antigo campeão Kambosos, mas manteve-se tímido quanto ao seu futuro.

"Não é a primeira vez que oiço isto. Não estou surpreendido. Veremos o que acontece", disse: "Ninguém sabe (sobre o seu futuro). Não sei o que vai acontecer depois deste combate e como vai estar o meu corpo."

Ambos os lutadores têm um ponto a provar depois de resultados mistos nos últimos anos. Lomachenko falhou a tentativa de se tornar campeão indiscutível de pesos leves, depois de uma contenciosa derrota por decisão unânime contra o americano Devin Haney, em Las Vegas, no ano passado.

Kambosos chocou o mundo em 2021, depois de derrotar Teofimo Lopez no Madison Square Garden, numa das maiores reviravoltas do boxe.

Mas voltou à terra depois que derrotas consecutivas para Haney levaram os críticos a apelidar Kambosos de uma maravilha de um só sucesso. Uma vitória pouco convincente e controversa sobre o inglês Maxi Hughes, no ano passado, pouco fez para alterar a sua reputação.

Um Kambosos motivado (21-2, 10 nocautes) acredita que a vitória sobre Lomachenko, outrora considerado o melhor pugilista do mundo, finalmente consolidará seu legado. Com 1,75 m de altura, ele é dois centímetros mais alto que seu oponente e também consideravelmente mais jovem, com 30 anos de idade.

Kambosos e Lomachenko estavam confortavelmente abaixo do limite de 135 libras na pesagem de sábado, antes de um confronto de 12 rounds que há muito tempo se aproxima.

Depois de os planos para 2019 não se terem concretizado, um combate previsto para três anos mais tarde foi anulado quando Lomachenko regressou a casa para junto da família devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

A expetativa aumentou durante a semana, quando Lomachenko e Kambosos tiveram de ser separados depois de dois confrontos que duraram mais de três minutos cada. Foram confrontos particularmente intensos, mesmo num desporto conhecido pela teatralidade.

"Isto é o destino. Este é o caminho para nós dois", disse Kambosos: "A velocidade que eu tenho... ele nunca viu este tipo de velocidade e de poder explosivo. Preparei-me muito bem para este combate. Não deixei nenhuma pedra por virar. Quero-o muito."