Brasil institui o "Dia do Rei Pelé"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil institui o "Dia do Rei Pelé"

A homenagem prestada a Pelé após a sua morte no Rio de Janeiro
A homenagem prestada a Pelé após a sua morte no Rio de Janeiro AFP
O dia 19 de novembro deixou de ser uma data insignificante no Brasil: é agora o "Dia do Rei Pelé", uma nova data comemorativa introduzida em homenagem ao homem que muitos consideram ser o maior futebolista de todos os tempos.

A lei que cria a data comemorativa foi promulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a edição desta terça-feira do Diário Oficial da União. Em vez de escolher a data de seu nascimento, 23 de outubro de 1940, ou de sua morte, 29 de dezembro de 2022, os autores do texto decidiram celebrar a memória do tricampeão mundial no dia em que ele marcou o milésimo golo.

Foi a 19 de novembro de 1969, no lendário estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Aos 29 anos, Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, marcou o milésimo golo da sua carreira de 1.283 golos, de grande penalidade, na vitória do Santos por 2-1 sobre o Vasco da Gama.

O estádio explodiu em aplausos. Dezenas de adeptos invadiram o relvado para festejar o Rei, que foi carregado em triunfo. O jogo foi interrompido durante longos minutos e Pelé dedicou o seu golo "às crianças pobres do Brasil".

No ano seguinte, no México, Pelé ganhou o último Campeonato do Mundo com a Seleção, tornando-se o único jogador de sempre a erguer o troféu supremo por três vezes (1958, 1962 e 1970).

Falecido aos 82 anos, vítima de cancro, o brasileiro foi alvo de homenagens de todo o mundo.

Menções