Brett Robinson, da Austrália, eleito novo presidente da World Rugby
O antigo flanqueador australiano, de 54 anos, venceu após duas rondas de votação no Conselho Mundial de Rugby e sucede a Bill Beaumont, que abandona o cargo após oito anos ao leme.
Na segunda ronda de votação, Robinson obteve 27 votos, tendo o seu rival francês Abdelatif Benazzi recebido 25. O italiano Andrea Rinaldo foi eliminado na primeira volta, com nove votos.
O seu mandato é de quatro anos, com a possibilidade de se candidatar uma segunda vez em 2028.
"É um imenso privilégio e uma honra ter sido eleito hoje Presidente da World Rugby pelos meus colegas do Conselho", afirmou Robinson.
"Durante o processo, tive muitas conversas com os meus colegas de todo o mundo e sinto-me encorajado pela nossa ambição comum de continuar a desenvolver a força do nosso jogo", acrescentou.
Robinson, um médico especializado em ortopedia, disse que tinha cinco temas principais que queria cumprir.
Estes incluem a sustentabilidade financeira "em todos os sindicatos membros, num contexto de aumento da base de custos e da inflação salarial" e "o crescimento dos adeptos e dos jogadores através do investimento na segurança dos jogadores, na reforma legislativa e na inovação".
"Hoje, reitero o meu compromisso como Presidente para o fazer, para aproveitar a paixão abundante no nosso jogo e para liderar para todos", disse.
"Ao criar a cultura certa para obter resultados comerciais para um desporto global contemporâneo, com o compromisso de definir um rumo e levá-lo até ao fim", explicou.