Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bronze para Rochele Nunes no Grand Slam de judo de Abu Dhabi

LUSA
Bronze para Rochele Nunes no Grand Slam de judo de Abu Dhabi
Bronze para Rochele Nunes no Grand Slam de judo de Abu DhabiLUSA
A judoca portuguesa Rochele Nunes (33) conquistou uma das medalhas de bronze na categoria +78 kg no Grand Slam de Abu Dhabi. Com este resultado, Portugal volta a subir ao pódio, depois de Bárbara Timo ter vencido a prata em -63 kg.

Na mais pesada categoria do judo feminino, a judoca, nascida no Brasil e naturalizada portuguesa em 2019, venceu a sua "poule", com duas vitórias, atingindo as meias-finais, onde perdeu o combate. Caída para a disputa pelas medalhas de bronze, voltou ao seu melhor nível e ganhou à chinesa Shiyan Xu (25).

Em Abu Dhabi, também competiu Patrícia Sampaio (23) em -78 kg, tendo vencido um combate e perdido outro. Ainda assim, não passou para a repescagem porque a adversária que a afastou não ganhou a "pool". Igualmente em ação esteve Anri Egutidze (26) em -90 kg, eliminado logo no primeiro combate.

Na capital dos Emirados Árabes Unidos, Portugal teve em competição, na sexta-feira, Catarina Costa (26), que terminou em quinto em -48 kg, Rodrigo Lopes (26) com uma vitória e uma derrota em -60 kg, e Telma Monteiro (36), em -57 kg, e Joana Diogo (26), em -52 kg, com derrotas na estreia.

Rochele Nunes, 17ª do ranking mundial, marca mais 250 pontos e na próxima lista vai aparecer no top 15, graças a este bronze.

No seu grupo, derrotou a saudita Tahani Alqahtani (23) por ippon, e a cazaque Kamila Berlikash (22), com segundo wazari. No combate de acesso à final, perdeu para a georgiana Sophia Somkhishvili (22), também por wazari.

O seu melhor combate veio a seguir, na luta pelo bronze, frente à chinesa Shiyan Xu, derrotada por ippon, em apenas um minuto e 11 segundos. Xu, 11.ª do ranking' é a melhor chinesa neste momento e vice-campeã asiática.

Na categoria -78 kg, Patrícia Sampaio recuperou da lesão (não competia desde o quinto lugar no Campeonato da Europa em abril) e estreou-se com uma vitória por wazari sobre a bicampeã Panamericana, Vanessa Chala (32), do Equador. De seguida combateu contra Giorgia Stangherlin (26), de Itália, e perdeu por wazari, terminando na nona posição.

Anri Egutidze (-90 kg) não conseguiu superar o seu primeiro adversário, Jamal Petgrave (25), do Reino Unido, sofrendo wazari em período de "ponto de ouro".