Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buffon pendura as luvas: as reações do mundo do futebol

André Guerra c/Giulia Polidoro
Gigi Buffon
Gigi Buffon AFP
O antigo guarda-redes da Juventus e da seleção italiana despediu-se do mundo do futebol, terminando a sua carreira no Parma, aos 45 anos.

Um dos melhores guarda-redes da história do futebol mundial pendurou as luvas. Gianluigi Buffon colocou um ponto final na carreira onde tudo começou, no Parma, ao fim de quase 30 anos.

O anúncio foi feito diretamente pelo antigo número um da Juventus, que se despediu dos adeptos com um longo e emotivo vídeo.

Parma: "Sempre gratos"

"Ao longo da sua ilustre carreira, que não tem igual, Gigi demonstrou uma habilidade sem paralelo, uma determinação inacabável e uma paixão inabalável dentro e fora do campo", lê-se no comunicado do Parma.

"O Parma apresenta as suas sinceras felicitações a um verdadeiro campeão e amigo. Ser-lhe-emos sempre gratos pela sua contribuição vital para a grande história deste clube e da nossa comunidade. O Parma será sempre a sua casa".

Memórias na seleção nacional

Por outro lado, o perfil oficial da seleção italiana dedicou ao histórico guarda-redes uma coleção de fotografias dos melhores momentos da sua carreira na Azzurra, acrescentando a frase:"Obrigado ao nosso número um!"

Juve: "O número um por excelência"

"Já nos despedimos, já celebrámos a história irrepetível que vivemos juntos, mas cada vez mais tínhamos a consciência de que continuarias a provocar o tempo", pode ler-se na longa declaração que a Juventus dedicou ao seu histórico guarda-redes.

"Desta vez, sabemos que decidiste escrever a última palavra e descalçar pela última vez as luvas com que soubeste dar forma a uma carreira extraordinária".

Falando sobre a longa aventura com o emblema de Turim, a Juve acrescentou: "Foste o jogador que vestiu a nossa camisola durante mais tempo, o que ganhou mais títulos, o segundo com mais jogos, obviamente o guarda-redes com mais jogos sem sofrer golos. Foste o nosso capitão e o nosso baluarte. Foste simplesmente Gigi".

Marchisio: "Aproveita esta segunda parte"

Entre as muitas despedidas está também a de Claudio Marchisio, também o autor de uma carta emocionada ao antigo companheiro de equipa.

"Enzo Ferrari costumava dizer: 'Dêem a uma criança uma folha de papel, algumas cores e peçam-lhe para desenhar um carro, de certeza que o fará vermelho'. Da mesma forma, diga a essa criança para desenhar um guarda-redes num campo de futebol e ela certamente desenhará Gianluigi Buffon".

"Comecei ver-te atrás daquela baliza no Delle Alpi, a passar-te a bola para bateres um pontapé de baliza. Depois... bem, nós sabemos o resto". 

Aproveita esta segunda parte da tua vida. Não vais encontrar a adrenalina que só o campo te pode dar, mas vais ter novas emoções... vais ver!".

Mbappé: "Uma grande honra"

"Foi uma grande honra para mim ter tido a oportunidade de te conhecer e de me cruzar com a tua lendária carreira. Um homem de ouro com conselhos preciosos que guardarei para toda a vida. Boa sorte e, acima de tudo, OBRIGADO".

Com esta publicação nas redes sociais, Kylian Mbappé despediu-se do seu antigo colega de equipa, em Paris, em 2018/19.

O PSG também se juntou às despedidas com um "Obrigado por tudo" pela temporada que cumpriu ao serviço do campeão francês.

A homenagem da Uefa

Poucas palavras, mas um carrossel de momentos memoráveis o publicado pela UEFA nos canais da Liga dos Campeões, onde esteve representado o melhor de Buffon com as camisolas de Parma, Juve e PSG na Europa.

FC Porto

Também o FC Porto congratulou Buffon pela "carreira incrível" com um vídeo em que abraça Iker Casillas.