Cabo Verde triunfa no Eswatini (1-0) e Egito de Rui Vitória goleia no Malauí (4-0)
Depois do empate em casa, Cabo Verde foi ao Eswatini vencer por 1-0, na quarta jornada do Grupo B de qualificação para o CAN. Foi o segundo triunfo dos tubarões azuis nesta fase.
O triunfo foi alcançado no segundo tempo. Ryan Mendes (56 minutos) foi o herói da partida ao aproveitar uma defesa incompleta de Dlamini para apontar o golo do triunfo.
Reveja aqui as principais incidências da partida
Com esta vitória, Cabo Verde encontra-se no segundo lugar com sete pontos, a dois do líder Burkina Faso e com mais cinco que Eswatini, terceiro classificado. Uma vez que os dois primeiros avançam para o CAN, os tubarões azuis podem celebrar já o apuramento na próxima jornada caso consigam pontuar e/ou o adversário desta tarde não triunfe sobre o Togo.
Faraós em grande, Leões domados
O Egito confirmou o favoritismo diante do Malauí. Depois na vitória no Cairo, os comandados de Rui Vitória somaram novo triunfo (4-0), desta feita em Lilongwe.
Hamed (4 minutos), Marmoush (16 minutos) e Mohamed Salah (20 minutos) colocaram os faraós numa posição confortável antes do intervalo, com Zizo (49 minutos) a selar o resultado na etapa complementar.
Reveja aqui as principais incidências da partida
Com este triunfo, o Egito lidera o Grupo D com nove pontos, os mesmos da Guiné e mais seis que Malauí e Etiópia. Uma vez que o critério de desempate é o confronto direto (e os etíopes surpreenderam os egípcios), a festa do apuramento da equipa de Rui Vitória ficou adiada para junho.
Nos outros jogos da tarde, destaque para a derrota dos Camarões na visita à Namíbia (1-2). Foi o segundo jogo consecutivo sem vencer dos comandados de Rigobert Song, que estiveram no último Mundial.
Shalulile (55 minutos) e Limbondi (79 minutos) despoletaram a festa em Joanesburgo, com Aboubakar (90+1 minutos) a fazer o golo da consolação dos leões indomáveis.
Reveja aqui as principais incidências da partida
Com este resultado, os Camarões estão no segundo lugar com quatro pontos e podem ficar apurados caso o Burundi seja derrotado pela Namíbia na próxima jornada. Recorde-se que neste grupo só estão três equipas em competição, porque o Quénia foi suspenso pela FIFA em novembro por interferência do governo do país na federação.