Candidatos derrotados desejam sorte a Cândido Barbosa na federação de ciclismo
“É uma reação de enorme satisfação pelo que esta campanha e esta candidatura conseguiram fazer, com muita elevação, suscitando diálogo e incentivando a participação. O que assistimos hoje (sábado) foi uma participação expressiva, no que respeita aos delegados”, explicou Sandro Araújo, em declarações à Lusa.
A Lista C, que o duas vezes vice-campeão da Volta a Portugal (2005 e 2007) encabeça, conquistou 54 votos, contra 13 da Lista A, liderada por Sandro Araújo, e sete da Lista B, de Pedro Martins.
Barbosa, que representou Portugal nos Jogos Olímpicos Atlanta-1996 e Atenas-2004, sucede a outro antigo ciclista, Delmino Pereira, que cumpriu três mandatos, liderando os destinos da modalidade durante os últimos 12 anos.
Segundo Araújo, atualmente vice-presidente da FPC e do Comité Paralímpico de Portugal, “a maioria expressou de forma clara o ciclismo que pretende”.
“Desta vez, não foi o ciclismo que nós apresentámos. Desejo boa sorte e bom trabalho a quem se segue”, completou.
Com uma equipa com pessoas ligadas ao ciclismo há largos anos, “cada um agora continuará a pedalar à sua maneira”.
Por seu lado, Pedro Martins lembrou que “todos os resultados são possíveis quando se vai a votos”, saindo com a consciência de que mostrou “o melhor” que queria fazer.
“A comunidade do ciclismo falou, preferiu o trabalho que o Cândido prometeu que vai produzir. Só tenho de desejar-lhe as maiores felicidades, e boa sorte, que vai precisar dela”, declarou.
O presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta promete continuar a liderar este organismo e também “a trabalhar com a mesma vontade” pelo ciclismo.
“Do ponto de vista do ciclismo regional, mantém-se tudo igual. Nunca precisámos da federação, e provavelmente vamos continuar sem precisar”, atirou.
Com votos de 74 dos 76 delegados eleitos, as eleições replicaram ainda, grosso modo, os votos da Direção e Mesa da Assembleia Geral (MAG) também nos Conselhos Fiscal, Arbitragem, Disciplina e Justiça.
Assim, Francisco Fernandes é o novo presidente da MAG, Alexandre Almeida encabeçará o Conselho Fiscal, Sandra Almeida o Conselho de Justiça, Rui Bernardo o Conselho de Arbitragem e Luciano Calheiros Gomes no Conselho de Disciplina.
Como vice-presidentes, Cândido Barbosa apresenta José Soares e Nelson Martins.
Segundo a FPC, os órgãos sociais este sábado eleitos vão ser empossados na segunda-feira, pelas 12:00, na sede deste organismo, em Lisboa.