Carla Oliveira campeã da Europa de boccia, Ana Correia prata e André Ramos bronze
Carla Oliveira, que tinha parado de competir durante cerca de um ano por ter sido mãe, regressou da melhor maneira e, este sábado, bateu a húngara Alexandra Szabo na final, por 7-4, revalidando um título que tinha somado também em 2017.
A atleta do FC Porto, de 34 anos, voltará a jogar no domingo pela final de pares, ao lado de Nuno Guerreiro, na classe BC4, depois de um percurso invicto em individual.
“Ainda não acredito. Sei que é verdade, trabalhei no duro para isto, e agora é uma realidade. Regressar após ser mãe (em novembro de 2022) e já ter o título europeu e lugar nos Jogos Paralímpicos Paris2024 é fantástico”, disse a atleta, em declarações reproduzidas pelo sítio oficial da prova na Internet.
Em BC2, Ana Correia ficou com a medalha de prata ao perder a final com a neerlandesa Chantal van Engelen, por 8-1, a última das três medalhas conseguidas hoje no boccia dos Campeonatos a decorrer nos Países Baixos.
“É frustrante, vinha para ganhar e mostrar o meu melhor. Por outro lado, esta prata é uma grande motivação para o futuro. Sei no que tenho de trabalhar e o que tenho de melhorar”, declarou a vice-campeã da Europa.
A abrir, André Ramos alcançou hoje o bronze em BC1, posição que também ocupou nos Mundiais de 2022, ao vencer o grego Panagiotis Soulanis por 4-3, numa luta pelo último lugar do pódio decidida na última bola a favor do luso.
De fora do pódio por pouco ficaram Cristina Gonçalves (BC2) e David Araújo (BC2), ambos no quarto lugar.