Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Carlos Soria, alpinista espanhol de 84 anos, já está em Katmandu

Carlos Soria a ser evacuado de helicóptero pelo seu colega alpinista Simone Moro
Carlos Soria a ser evacuado de helicóptero pelo seu colega alpinista Simone MoroCarlos Soria
O alpinista italiano Simone Moro (55 anos), um dos melhores alpinistas do mundo, deslocou-se ao Campo II do Dhaulagiri para resgatar e evacuar o seu amigo Carlos Soria, de Ávila, e levá-lo num helicóptero pilotado por ele próprio para Katmandu, a capital do Nepal, para que possa ser tratado dos ferimentos sofridos na sua décima quarta tentativa de escalar a sétima montanha mais alta do planeta (8.167 metros).

O veterano alpinista está agora hospitalizado numa clínica da capital nepalesa para ser tratado da sua lesão na perna direita, onde sofreu uma fratura abaixo da prótese de joelho que lhe foi colocada quando um Sherpa (nativo nepalês que ajuda nas expedições aos Himalaias) lhe caiu em cima depois de escorregar quando estavam a uma altitude de 7.700 metros.

Após o acidente, o espanhol teve de descer, ajudado pelo seu companheiro Sito Carcavilla e outros Sherpas, até ao Campo 2, onde na quinta-feira foi resgatado num helicóptero que o levou para Katmandu. Esta é a primeira vez que o alpinista tem de ser evacuado de uma montanha depois de uma vida dedicada a escalar picos em todo o mundo.

Soria, que começou a escalar montanhas aos 14 anos na sua Ávila natal, é até agora o único montanhista do mundo que conseguiu chegar ao cume de dez picos de oito mil metros (montanhas com mais de 8000 metros de altitude) depois de ter atingido a idade de 60 anos, e o seu último desafio é coroar todos os 14 picos de oito mil metros, um desafio para o qual ainda tem de chegar ao Dhaulagiri (fez 14 tentativas sem sucesso) e ao Shisha Pangma.

Menções