Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Carta severa da FIFA e da UEFA para o governo espanhol pode afetar o Mundial-2030

Rafael Gómez
Aleksander Čeferin em Paris
Aleksander Čeferin em ParisAFP
Existe a possibilidade de uma sanção. Os organismos estão preocupados com a "influência indevida sobre a RFEF".

Mattias Grafström e Theodore Theodoridis, secretários da FIFA e da UEFA, respetivamente, assinaram uma carta enviada ao secretário de Estado do Desporto de Espanha, José Manuel Rodríguez-Uribes, na qual, entre outros pontos, questionam a comissão que o CDS pretende impor à RFEF e, além disso, avisam-no de que tem até sexta-feira para responder às suas questões, sem descartar "tomar medidas adicionais" que possam afetar o Mundial-2030.

A carta, por outro lado, manifesta a preocupação "de que a nomeação de tal Comissão possa afetar significativamente a obrigação da RFEF de gerir os seus assuntos de forma independente e sem influências indevidas".

A carta na íntegra:

"Caro Sr. Uribes:

A FIFA e a UEFA têm seguido com grande preocupação os últimos acontecimentos na RFEF nos últimos meses e têm trabalhado em estreita colaboração com a nossa federação membro neste momento crítico.

Escrevemos-lhe agora a propósito da nomeação pelo Consejo Superior de Deportes (CSD), em 25 de abril de 2024, de um chamado "Comité de Supervisão, Normalização e Representação" (a seguir designado por "Comité") para supervisionar a RFEF.

Para uma correta compreensão da referida Comissão, solicitamos que nos seja facultada, com a maior brevidade possível, informação detalhada sobre os seguintes aspectos

- Com que base jurídica e/ou factual foi nomeada a Comissão?

- Qual é a composição da Comissão e quem nomeou os seus membros?

- Qual é o mandato exato da Comissão?

- Quais são os poderes da Comissão?

- Qual é a relação da Comissão com os órgãos estatutários de decisão do RFEF?

Além disso, solicitamos uma cópia da ata da reunião do Comité Executivo realizada em 25 de abril de 2024.

Com base nas informações disponíveis até à data, a FIFA e a UEFA estão muito preocupadas com o facto de a nomeação do Comité poder afetar significativamente a obrigação da RFEF de gerir os seus assuntos de forma independente e sem influências indevidas, em conformidade com o n.º 1, alínea i), do artigo 14. 1, let. i) e do artigo 19º dos Estatutos da FIFA e do nº 2 do artigo 7º-A dos Estatutos da UEFA. 2 dos Estatutos da UEFA e, por conseguinte, solicitamos as garantias necessárias de que os Estatutos da FIFA e da UEFA são e continuarão a ser respeitados.

Agradecemos a vossa cooperação e aguardamos com expetativa as vossas observações em tempo útil. A FIFA e a UEFA avaliarão a necessidade de eventuais medidas adicionais após a receção das vossas observações. Se não recebermos as informações solicitadas até sexta-feira, 3 de maio de 2024, seremos obrigados a tomar as medidas adequadas com base nas informações que conseguirmos obter da RFEF e dos meios de comunicação social. Entretanto, não hesitem em contactar-nos se tiverem alguma dúvida.

Com os melhores cumprimentos, FIFA e UEFA.

Assinado por Mattias Grafström e Theodore Theodoridis. Secretários-Gerais"