Cascais reconhece e premeia atletas olímpicos e paralímpicos do município
O skater Gustavo Ribeiro, a surfista Teresa Bonvalot, os velejadores Carolina João e Diogo Costa, a triatleta Maria Tomé e o atleta Samuel Barata, nos Jogos Olímpicos, e o canoísta Alex Santos e a atleta Carolina Duarte, nos Paralímpicos, foram distinguidos, numa cerimónia que se realizou no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Cascais.
O valor total do apoio é de 33 mil euros, distribuídos pelos oito atletas homenageados, que residem em Cascais ou representam um clube do município, com os medalhados e diplomados a verem o montante base a ser aumentado, devido aos resultados obtidos.
“Este apoio tem regras e o valor dos prémios tem a ver com a classificação que cada um obteve. Uma medalha de ouro era 20 mil euros e, como o pelouro financeiro está comigo, estejam à vontade para trazer o ouro em Los Angeles2028. É uma honra tê-los como atletas do concelho e o nosso compromisso com atletas olímpicos é total”, disse o presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras, durante um discurso na cerimónia.
O valor base dos prémios cifrava-se nos três mil euros, montante recebido por Gustavo Ribeiro, Maria Tomé, Samuel Barata e Teresa Bonvalot, com Alex Santos a obter quatro mil euros, pelo oitavo lugar em 200 metros KL1, Carolina Duarte a receber cinco mil euros pelo bronze em 400 metros T13 e Carolina João e Diogo Costa a receberem seis mil euros cada um pelo diploma olímpico e a quinta posição conseguida na classe 470.
“Estamos cientes da preparação logística muito complexa, difícil e a envolver elevados custos. Por isso, decidimos dar um contributo para amenizar os custos da participação, que tanto nos honra. Com este programa pretendemos apoiar os atletas com ligação ao concelho financeiramente. Estamos comprometidos em apoiar estes nossos atletas e garantir que possam competir ao mais alto nível”, afirmou o vereador com o pelouro de desporto da Câmara Municipal de Cascais, Francisco Kreye, no seu discurso.
A cerimónia contou com as presenças do presidente do Comité Olímpico de Portugal, Artur Lopes, da presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Diana Gomes, e ainda do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, que dirigiu umas palavras aos presentes.
“O reconhecimento do mérito é algo que devíamos valorizar mais na nossa sociedade, deve fazer parte de uma cultura de meritocracia que devemos robustecer. A cada ciclo olímpico, o processo de qualificação está cada vez mais apertado. Agradeço à Câmara Municipal de Cascais pela iniciativa, pois este prémio é algo importante para os atletas, mas o reconhecimento e o mérito é o mais importante a destacar nesta altura”, frisou.
Os Jogos Olímpicos Paris-2024 decorreram de 26 de julho a 11 de agosto, com Portugal a conquistar quatro medalhas (uma de ouro, duas de prata e uma de bronze), sendo a melhor prestação de sempre, tendo os Jogos Paralímpicos decorrido de 28 de agosto a 08 de setembro, com sete medalhas (duas de ouro, uma de prata e quatro de bronze).