Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ceferin: "Arábia Saudita está a replicar os erros da China"

Ceferin criticou modelo de negócio dos clubes da Arábia Saudita
Ceferin criticou modelo de negócio dos clubes da Arábia SauditaProfimedia
O presidente da UEFA sublinhou que os gastos excessivos das equipas da liga saudita podem ser contraproducentes a médio prazo.

Numa entrevista à emissora neerlandesa NOS, no domingo, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, falou sobre o investimento maciço da Arábia Saudita no futebol e não poupou nas palavras. De facto, o dirigente disse estar bastante preocupado com os investimentos exagerados feitos pelos clubes da península Arábica, muitos dos quais se concentraram em jogadores de idade avançada.

"Penso que a Arábia Saudita está a cometer um erro para o futebol nacional. Está a replicar os erros da China, recrutando jogadores em fim de carreira", disse, numa referência óbvia a jogadores como Cristiano Ronaldo ou Karim Benzema, antigos vencedores da Bola de Ouro.

Limites ao investimento

"Não perdemos Cristiano Ronaldo, Lionel Messi ou Karim Benzema. Eles ainda estão a jogar. Mas estão no fim das suas carreiras. Nesta fase das suas carreiras, muitos jogadores vão para os clubes para ganhar dinheiro. Mas não se trata apenas de dinheiro. Os melhores jogadores querem ganhar as melhores competições e as melhores competições são na Europa", reiterou Ceferin, querendo mostrar como o seu produto continua a ser superior.

Depois, a provocação: "Alguém me pode dizer o nome de um jogador de topo que tenha ido para a Arábia Saudita no auge do seu jogo ou no início da sua carreira?"

"Penso que os dirigentes sauditas deviam investir mais em academias, em treinadores e deviam desenvolver os seus jogadores. O sistema de compra de jogadores em final de carreira não é um sistema que desenvolva o futebol", rematou.