Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Chiki Pérez e Kaoutar Boulaid, novos campeões espanhóis da Meia Maratona

Chiki Pérez e Kaoutar Boulaid, novos campeões espanhóis de Meia Maratona
Chiki Pérez e Kaoutar Boulaid, novos campeões espanhóis de Meia MaratonaRFEA
Chiki Pérez e Kaoutar Boulaid tornaram-se os novos campeões espanhóis da Meia Maratona, prova que decorreu este domingo, 6 de outubro, em Albacete.

Pouco depois do início da prova, formou-se um primeiro grupo de nove corredores no qual havia apenas dois espanhóis, Chiki Pérez (C.A. Cárnicas Serrano) e Jorge González (Atletismo Novés), que seriam os que optariam pela vitória final, desde que conseguissem manter as suas posições. Os restantes sete, com os dorsais vermelhos, participaram na corrida, mas não no Campeonato de Espanha individual.

Com os corredores fora de competição, que ao quilómetro 10 passaram em 28:40, González e Chiki continuavam juntos, com quase meio minuto de atraso. Atrás deles, Guerra e Jorge Blanco escaparam na luta pelo bronze.

Chiki Pérez, campeão de Espanha
Chiki Pérez, campeão de EspanhaRFEA

Quando a corrida tinha cerca de 55 minutos, Chiki percorreu sozinho as ruas estreitas perto da meta para se dirigir à proclamação como campeão espanhol, o que conseguiu com um tempo de uma hora, três minutos e nove segundos, menos 30 segundos do que González, prata, que por sua vez tinha 16 segundos de vantagem sobre o medalhista de bronze, Javi Guerra.

A meia maratona absoluta foi para Aferdi.

Pódio do campeonato espanhol de meia maratona
Pódio do campeonato espanhol de meia maratonaRFEA

Kaoutar Boulaid, campeã do princípio ao fim

Kaoutar Boulaid (Bilbao Atletismo), espanhola elegível para os Campeonatos de Espanha e para o recorde do Campeonato, mas que de momento não podia aceder aos registos espanhóis, foi direta para a medalha de ouro desde o início, sem dar a qualquer das suas rivais a oportunidade de lhe arrebatar a coroa. No segundo grupo de perseguidoras estavam Carla Gallardo e Lidia Campo.

Ao quilómetro 10, Kautar, que fez 33:19, tinha mais de um minuto de vantagem sobre Carla Gallardo, que passou em 34:26, e Lidia Sastre, em 34:28. Estas posições não se alteraram até aos últimos dois quilómetros, onde Carla e Lidia começaram a sofrer. A estreante conseguiu proteger a sua segunda posição, enquanto Lidia não conseguiu defender-se da progressão de Laura Priego, que, cada vez mais forte, também alcançou o pódio na sua estreia na distância.

Assim, Kautar Boulaid tornou-se a nova campeã espanhola de meia maratona com o tempo de 1:10:44, à frente de Carla Gallardo (1:12:41) e Laura Priego (1:15:10).

Pódio da categoria feminina
Pódio da categoria femininaRFEA

Prémio extra para Kaoutar, que alcançou a marca competitiva da RFEA necessária para se qualificar para o Campeonato da Europa desta distância, que se realizará em Bruxelas em abril de 2025.