Chris Hoy, lenda britânica do ciclismo de pista, revela que tem cancro em fase terminal
"Graças à ajuda psicológica que recebi, consegui aceitar melhor a minha doença. Com o coração na mão, sou bastante positivo na maior parte do tempo e sinto-me genuinamente feliz. Isto é mais importante do que os Jogos Olímpicos, é mais importante do que tudo. Trata-se de apreciar a vida e encontrar alegria", disse o ciclista.
Sir Chris Hoy, seis vezes campeão olímpico
2004, 2008 e 2012 foram os anos em que Chris ganhou as suas seis medalhas olímpicas, o que faz dele o segundo britânico mais bem sucedido da história. Os seus feitos cimentaram-no como um dos principais desportistas do Reino Unido.
"A maior parte da minha batalha contra o cancro não foi física, foi na minha cabeça", explicou. A sua força mental e a forma como lida com a adversidade inspiram não só os adeptos do desporto, mas também qualquer pessoa que enfrente situações difíceis. Segundo ele, a luta que está a enfrentar é mais difícil do que algumas competições.
O seu livro "All that matters: My toughest race yet" relata a sua experiência com o cancro ou partes da sua vida pessoal, como o recente diagnóstico de ELA que a sua mulher, Sarra, recebeu. O livro ensina que, longe de cair no poço da tristeza absoluta, encarar o duplo desafio com positivismo ou apoiar-se em actividades como a escrita pode ajudar a enfrentar a situação.
Personalidades como Keir Starmer, Primeiro-Ministro do Reino Unido, pronunciaram-se nas redes sociais.