Campeonatos do Mundo de Ciclismo regressam à Dinamarca: realizar-se-ão na Zelândia e na Jutlândia
A Dinamarca vai voltar a acolher um dos maiores eventos do ciclismo.
Esta sexta-feira, foi concedido à Dinamarca o direito de acolher os Campeonatos do Mundo de 2029, de acordo com o Ministério da Cultura no seu site oficial.
A última vez que os Campeonatos do Mundo se realizaram em solo dinamarquês foi em 2011, quando Mark Cavendish venceu a corrida de estrada masculina num percurso na Zelândia do Norte.
Dentro de cinco anos, a meta das corridas de estrada masculina e feminina será em Copenhaga, enquanto Roskilde e Helsingør serão as cidades de partida.
As partidas individuais terão lugar num percurso em torno de Aarhus.
Os presidentes das câmaras das quatro cidades anfitriãs mostraram-se satisfeitos com a decisão desta sexta-feira, que teve lugar em ligação com os Campeonatos do Mundo em curso em Zurique, na Suíça.
"Será um verdadeiro festival público que devemos utilizar para reforçar o nosso ciclismo quotidiano", afirma Lars Weiss, presidente da Câmara Municipal de Copenhaga, no site oficial do Ministério da Cultura.
O Presidente da Câmara de Aarhus, Jacob Bundsgaard, também está ansioso por ver a elite absoluta a passar pela cidade.
"Acolher o evento vai colocar a nossa cidade no centro das atenções dos muitos adeptos do ciclismo em todo o mundo", disse Bundsgaard.
Helsingør tem sido visitada por várias pequenas corridas de ciclismo ao longo dos anos e a Presidente da Câmara, Benedikte Kiær, tem dificuldade em baixar os braços. A corrida de estrada feminina terá início em Elsinore.
"Esperamos dar mais um passo na cena internacional como cidade anfitriã da corrida feminina de elite durante os Campeonatos do Mundo de Estrada em 2029", afirmou.
Desde o início do milénio, realizaram-se na Dinamarca várias provas internacionais de ciclismo. Há dois anos, as três primeiras etapas da maior corrida de ciclismo do mundo, a Volta à França, tiveram lugar na Dinamarca.
As etapas foram um grande espetáculo, com muitos espectadores ao longo das estradas, antes de o pelotão ser transportado para França, onde Jonas Vingegaard acabou por ser o grande vencedor da Volta.
O Giro d'Italia visitou a Dinamarca em 2012, com três etapas que tiveram lugar em Herning e Horsens.