Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

António Morgado é um dos destaques da Corrida da Paz, na República Checa

Corrida da Paz de olhos postos no português António Morgado
Corrida da Paz de olhos postos no português António MorgadoProfimedia
A famosa corrida por etapas da Peace Race realiza-se esta época de 30 de maio a 2 de junho e será, mais uma vez, um passo importante para os jovens ciclistas que estão a caminho do World Tour. António Morgado, estrela de 20 anos em ascensão, deverá ser um forte candidato à vitória na geral. O ciclista português, que veste as cores da formação de elite da UAE Emirates, conta já com duas medalhas de prata no Campeonato do Mundo e foi quinto na famosa Volta à Flandres.

No passado, Tadej Pogačar, Jonas Vingegaard e Julian Alaphilippe, que estão atualmente entre as maiores estrelas do ciclismo mundial, correram em Jeseniky. E o vencedor do ano passado, o francês Antoine Huby, assinou um contrato de dois anos com a equipa do World Tour Soudal Quick-Step. A batalha pelas equipas nacionais de sub-23 é disputada no âmbito da série de elite da Taça das Nações e será a 11.ª edição.

"Os melhores jovens ciclistas do mundo virão, a qualidade será do mais alto nível. Estou certo de que iremos acolher algumas das futuras estrelas do pelotão mundial. Preparámos percursos desafiantes, incluindo a subida da lendária encosta de Dlouhé, e a altitude geral irá testar a sua qualidade. E, claro, aguardo com expetativa os desempenhos dos talentos checos", afirmou o diretor da prova, Leopold König.

O vencedor do ano passado, Antoine Huby, regressa à partida da Corrida da Paz
O vencedor do ano passado, Antoine Huby, regressa à partida da Corrida da PazCzech Tour / Závod Míru

Entre os ciclistas checos que já competiram na Corrida da Paz contam-se Mathias Vacek, Pavel Bittner, Petr Kelemen e Milan Kadlec, que também estarão presentes na partida deste ano.

O dia de abertura levará os concorrentes de Krnov a Opava e, ao contrário da última edição, será uma etapa completa de 123 km e não um prólogo. A etapa seguinte, de Uničov a Rýmařov, será 6 km mais curta, mas mais exigente em termos de altitude.

Um dia chave aguarda os ciclistas no sábado, quando irão pedalar de Bruntál a Dlouhé Stráně, subindo 2.156 metros verticais em pouco menos de 100 quilómetros.

O final, de Šumperk a Jeseník, terá 126 quilómetros de extensão, com um ganho de elevação de 223 metros. No total, os ciclistas irão subir 468 quilómetros e 7.981 metros. A Corrida da Paz faz parte da Taça das Nações, que pertence à categoria mundial mais elevada para ciclistas com menos de 23 anos, e inclui o Tour de l'Avenir francês e o Grande Prémio das Nações de Orlen, na Polónia.

Corrida da Paz começa em Krnov e termina em Jeseník
Corrida da Paz começa em Krnov e termina em JeseníkZávod Míru / Czech Tour

"Vamos a sítios tradicionais e novos. Agradecemos o apoio dos habitantes locais, das cidades e das regiões, porque todos nos ajudam muito a preparar os percursos e a tornar a corrida absolutamente segura, o que é extremamente importante para nós. Comprometemo-nos também a limitar o tráfego ao tempo necessário e a limpar o que for preciso. Queremos ser bons vizinhos", prometeu Leopold König.

Para os espectadores, os organizadores estão a preparar zonas de fãs com um programa para toda a família, tanto na cidade de partida como na cidade da chegada.

Além de António Morgado, espera-se que o francês Paul Magnier (Soudal Quick Step), de 20 anos, o seu compatriota Alexy Faure Prost (Intermaché Wanty), o neerlandês Darren van Bekkum (Visma-Lease and Bike) e o esloveno Žak Eržen (Bahrain Victorious) lutem pelas primeiras posições.

Programa da Corrida da Paz Sub-23 - Grande Prémio Jeseníky

Etapa 1 - 30 de maio: Krnov - Opava (123 km)

(início: 12:00 / fim: 15:01 / 1739 metros verticais)

Etapa 2 - 31 de maio: Uničov - Rýmařov (117 km)

(início: 12:30 / fim: 15:20 / 1863 metros verticais).

Etapa 3 - 1 de junho: Bruntál - Dlouhé Stráně (99 km)

(início: 11:00 / fim: 13:25 / 2156 metros verticais).

Etapa 4 - 2 de junho: Šumperk - Jeseník (126 km)

(início: 9:30, fim: 12:34 / 2223 metros verticais).