Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ciclismo: Nörtoft dominou a etapa de abertura da Corrida da Paz

Morten Aalling Nörtoft, da Dinamarca, venceu a corrida.
Morten Aalling Nörtoft, da Dinamarca, venceu a corrida.CzechTour
Morten Aalling Nörtoft dominou a etapa de abertura da Corrida da Paz (Sub-23) num ápice. O dinamarquês fez parte do grupo da fuga que percorreu quase 80 quilómetros antes do pelotão principal, de Krnov a Opava. Nörtoft faz parte da formação de desenvolvimento Visma-Lease a Bike, cuja camisola ganhou, entre outras coisas, ao triunfar no Grande Prémio das Nações Orlen 2022.

Os quilómetros iniciais da Corrida da Paz 2024 Sub23 trouxeram um desfile de ataques. Durante a etapa de Krnov a Opava, os jovens representantes da França, Bélgica, Dinamarca, Polónia, Grã-Bretanha e Israel estiveram extremamente ativos, mas o pelotão rapidamente refreou os seus esforços.

Só ao fim de 47 quilómetros é que o quarteto formado por Remkhi (Cazaquistão), Nörtoft (Dinamarca), Faingezicht (Israel) e Schrettl (Áustria) escapou, seguido por Chesini (Itália), Schellekens (Países Baixos) e Ingebrigtsen (Noruega). O trio do segundo grupo rapidamente eliminou a desvantagem de quinze segundos e formou-se um grupo de sete homens na frente.

Um momento da corrida
Um momento da corridaCzech Tour

Os fugitivos trabalharam em conjunto de forma exemplar e o pelotão teve problemas. Enquanto Alberto Carlo Monti, da República Checa, se retira da corrida após uma queda, os ciclistas da frente acumulam uma vantagem de 90 segundos. Embora o pelotão principal trabalhasse com todas as suas forças, não conseguiu reduzir mais de 35 segundos da diferença para os líderes, que, movidos pela visão do sucesso, se revezavam honestamente e não davam aos seus perseguidores qualquer esperança de se aproximarem.

Mesmo antes de o cazaque Remkhi abandonar o grupo da frente a 30 quilómetros da meta, o pelotão estava a 1:45 minutosde distância. Apesar de apenas seis elementos, os fugitivos ripostaram. Mas nos últimos vinte minutos, o pelotão é perseguido. Um segundo após o outro, os fugitivos reduzem a distância para o grupo da frente. A dois quilómetros do fim, a diferença era de dez segundos.

No final, porém, o imenso esforço dos fugitivos foi recompensado. O pelotão estava alguns segundos atrás e, assim, o rei do ato de abertura da Corrida da Paz foi decidido entre os seis fugitivos. O dinamarquês Morten Aalling Nörtoft, que faz parte da equipa de desenvolvimento da Visma-Lease a Bike, foi o mais rápido.