Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Giro d'Italia: Mau tempo obriga a encurtar a 13.ª etapa

Adeptos no Giro d'Italia 2023
Adeptos no Giro d'Italia 2023Profimedia
A 13.ª etapa do Giro d'Italia foi encurtada devido ao mau tempo. Como os organizadores anunciaram esta sexta-feira, pouco antes do início da corrida, a tirada inicialmente prevista para ter 199 km será reduzida para 74,6 km. A nova partida será em Le Chable e o final da etapa será mantido.

Restam duas subidas de 1.ª categoria, logo após o início da corrida, até à Croix de Coeur (2.714 m). Depois de uma descida, há a subida final com a etapa a terminar na estância de esqui de Crans Montana, nos Alpes suíços (1.456 m). A Gran San Bernardo, também uma subida de 1.ª categoria, é retirada do programa.

O percurso da etapa já tinha sido ajustado devido à forte queda de neve e ao aumento do risco de avalanches. Para os organizadores do Giro d'Italia, o encurtamento é o próximo desafio organizacional: o tempo já está a causar problemas há vários dias e, além disso, as infeções por COVID-19 estão a abalar o pelotão.

Na sexta-feira, o dinamarquês Mads Pedersen, antigo campeão do mundo, foi o 41.º ciclista a retirar-se. Antes disso, o campeão do mundo Remco Evenepoel (Bélgica), entre outros, teve de se retirar.