Paris-2024: Tricampeão Lavreysen e feitos portugueses como destaques na pista
O ciclista de 27 anos é o rei da velocidade na pista, conseguindo culminar hoje o desígnio a que se tinha proposto antes de Tóquio-2020, somando o ouro no keirin, depois de ser campeão olímpico de sprint e de sprint por equipas, neste último caso com Jeffrey Hoogland e Roy van den Berg, ainda por cima com recorde mundial.
Na capital japonesa, o bronze no keirin impediu-o de completar um tri histórico, mas em Saint-Quentin-en-Yvelines ninguém o parou, tendo agora cinco títulos olímpicos ao lado de 13 títulos mundiais e outros 12 europeus.
Aos 27 anos, ainda poderá aumentar a lenda em Los Angeles-2028, mas para já foi o grande destaque dos pistards em Paris-2024, numa secção de velocidade que teve outro homem a subir ao pódio três vezes.
O australiano Matthew Richardson foi segundo no keirin, segundo no sprint e bronze no sprint por equipas, com Leigh Hoffman e Matthew Glaetzer, este último bronze no keirin, mostrando o bom nível da Austrália.
Em femininos, a neozelandesa Ellesse Andrews quase igualou Lavreysen, com ouros no sprint e no keirin, mas ficou na prata ao lado das compatriotas Rebecca Petch e Shaane Fulton, atrás das britânicas Katy Marchant, Emma Finucane (que somou também dois bronzes a nível individual) e Sophie Capewell, com recorde do mundo.
Ainda assim, é só a primeira mulher da história a ganhar keirin e sprint, assegurando um lugar no panteão do ciclismo de pista, em que a Nova Zelândia brilhou, com cinco medalhas.
Nesta vertente de ciclismo, o apagão da Alemanha foi notório, somando apenas uma prata, da oito vezes campeã do mundo Lea Friedrich, no sprint, e um bronze, no sprint por equipas, por oposição à ‘festa’ portuguesa, que subiu ao pódio duas vezes, em três provas possíveis, apesar de ter - muito - menos recursos e historial.
Campeão do mundo, Iúri Leitão já entrava no omnium com aspirações a uma medalha, acabando na prata atrás do homem da casa, Benjamin Thomas, num concurso brilhante que permitiu nova medalha no ciclismo, 20 anos depois de Sérgio Paulinho, na estrada em Atenas-2004.
Mas o melhor estaria por chegar, uma vez que Leitão se juntou a Rui Oliveira, um dos pioneiros do ciclismo de pista ao mais alto nível em Portugal, e um homem que trabalhou mais de 10 anos para este momento.
Na estreia olímpica, juntou-se ao recente vice-campeão olímpico para assaltar o ouro no madison, dando um inédito título a Portugal fora do ciclismo e colocando o país como um dos melhores na modalidade.
No omnium, em que Maria Martins foi 14.ª, a norte-americana Jennifer Valente triunfou pelos segundos Jogos consecutivos, deixando a polaca Daria Pikulik com a prata, à porta de um grande feito.
Vitoria Guazzini e Chiara Consonni brilharam no madison feminino, enquanto a prova de perseguição por equipas deu um segundo ouro a Valente, a par de Chloe Dygert, bronze no contrarrelógio de estrada, da campeã olímpica de fundo, também na estrada, Kirsten Faulkner, e de Lily Williams.
Nesta prova, no setor masculino, Sam Welsford, Conor Leahy, Oliver Bleddyn e Kelland O’Brien surpreenderam, ganhando o ouro, à frente da Grã-Bretanha, de Ethan Hayter e Dan Bigham, segunda, e da campeã olímpica em Tóquio-2020, a Itália, de Filippo Ganna.
- Quadro de medalhas:
MASCULINOS
- Keirin:
Ouro: Harrie Lavreysen, Hol.
Prata: Matthew Richardson, Aus.
Bronze: Matthew Glaetzer, Aus.
- Sprint:
Ouro: Harrie Lavreysen, Hol.
Prata: Matthew Richardson, Aus.
Bronze: Jack Carlin, GB.
- Sprint por equipas:
Ouro: Harrie Lavreysen, Jeffrey Hoogland e Roy van den Berg, Hol.
Prata: Jack Carlin, Hamish Turnbull e Ed Lowe, GB.
Bronze: Leigh Hoffman, Matthew Richardson e Matthew Glaetzer, Aus.
- Madison:
Ouro: Iúri Leitão e Rui Oliveira, Por.
Prata: Simone Consonni e Elia Viviani, Ita.
Bronze: Niklas Larsen e Michael Morkoev, Din.
- Omnium:
Ouro: Benjamin Thomas, Fra.
Prata: Iúri Leitão, Por.
Bronze: Fábio van den Bossche, Bel.
- Perseguição por equipas :
Ouro: Austrália.
Prata: Grã-Bretanha.
Bronze: Itália.
FEMININOS
- Keirin:
Ouro: Ellesse Andrews, Nzl.
Prata: Hetty van de Wouw, Hol.
Bronze: Emma Finucane, GB.
- Sprint:
Ouro: Ellesse Andrews, Nzl.
Prata: Lea Friedrich, Ale.
Bronze: Emma Finucane, GB.
- Sprint por equipas:
Ouro: Emma Finucane, Katy Marchant e Sophie Capewell, GB.
Prata: Ellesse Andrews, Shaane Fulton e Rebecca Petch, Nzl.
Bronze: Emma Hinze, Lea Friedrich e Pauline Grabosch, Ale.
- Madison:
Ouro: Chiara Consonni e Vittoria Guazzini, Ita.
Prata: Elinor Barker e Neah Evans, GB.
Bronze: Maike van der Duin e Lisa van Belle, Hol.
- Omnium:
Ouro: Jennifer Valente, EUA.
Prata: Daria Pikulik, Pol.
Bronze: Ally Wollaston, Nzl.
- Perseguição por equipas:
Ouro: Estados Unidos.
Prata: Nova Zelândia.
Bronze: Grã-Bretanha.