Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Tudo o que precisa de saber sobre ciclismo de estrada nos Jogos Olímpicos

Ciclismo de estrada vai ser estrela em Paris
Ciclismo de estrada vai ser estrela em ParisAFP
Um guia para seguir o ciclismo de estrada antes dos Jogos Olímpicos de Paris, de 26 de julho a 11 de agosto.

Origens

A Draisian, antecessora da bicicleta, foi inventada em 1816 pelo alemão Karl Friedrich Drais, que tornou dirigível a roda dianteira da bicicleta de celofane. Em 1880, surgiu a corrente e a roda traseira tornou-se numa roda motriz. Gradualmente, foram organizadas corridas, com a primeira Volta à França em 1903.

O ciclismo de estrada foi incluído no programa dos primeiros Jogos Olímpicos modernos, em Atenas, em 1896. As mulheres tiveram de esperar até 1984 (Los Angeles). O contrarrelógio foi disputado pela primeira vez em 1996, em Atlanta. Foi também o primeiro ano em que os ciclistas profissionais foram autorizados a participar nos Jogos Olímpicos.

As provas

Homens e mulheres: duas provas cada, a corrida em linha e o contrarrelógio. Na corrida em linha, os ciclistas, divididos em equipas nacionais, partem à mesma hora para um percurso de 273 km para os homens e 158 km para as mulheres. O vencedor é o primeiro a cruzar a linha de chegada.

Para o contrarrelógio, os ciclistas partem um após o outro. O vencedor é aquele que fizer o menor tempo na distância (32,4 km para homens e mulheres).

Corrida em linha

Número de participantes: 90 homens e 90 mulheres

Datas: homens, 4 de agosto; mulheres: 5 de agosto.

Campeões em título: Richard Carapaz (Equador) e Anna Kiesenhofer (Áustria).

Percurso: 273 km para os homens (2 800 m de desnível) e 158 km para as mulheres (1 700 m de desnível). A partida das duas corridas terá lugar no Trocadero. Passarão pelo Quartier Latin antes de se dirigirem para o Vallée de Chevreuse, no sudoeste da capital, passando por Versailles. Os ciclistas regressarão depois a Paris para um circuito urbano que passará três vezes pelo pavé da subida de Montmartre, antes da meta na Pont de Jena, junto à Torre Eiffel.

Contrarrelógio

Número de participantes: 35 homens e 35 mulheres

Data: 27 de julho

Campeões em título: Primoz Roglic (Eslovénia) e Annemiek van Vleuten (Países Baixos).

Percurso: Pela primeira vez, homens e mulheres percorrerão o mesmo trajeto. Os participantes partirão da esplanada dos Inválidos e dirigir-se-ão primeiro para a Place de la Bastille e depois para o Bois de Vincennes. O regresso será feito pela Place de la Nation antes do final na ponte Alexandre III.

Estrelas a ter em conta

A Bélgica, na categoria masculina, e os Países Baixos, na categoria feminina, são os países a bater. Remco Evenepoel e Wout Van Aert lideram a equipa belga que procura o ouro na estrada e no contrarrelógio. O neerlandês Mathieu van der Poel não vai facilitar a tarefa e os eslovenos Tadej Pogacar e Primoz Roglic também estão na luta pelas medalhas.

Na categoria feminina, a belga Lotte Kopecky sonha em perturbar a forte equipa holandesa composta por Demi Vollering, Marianne Vos, Lorena Wiebes e Ellen van Dijk.