Paris-2024: Autorizado pelo COI, Vlasov recusa participar nos Jogos Olímpicos
Vencedor da Volta à Romandia em 2022 e quarto classificado no Giro em 2021, Vlasov, de 28 anos, tomou esta decisão com o argumento de que "o perfil do percurso de Paris não lhe convém", disse o presidente da Federação Russa, Viatcheslav Ekimov, à agência noticiosa oficial TASS.
No sábado, 15 de junho, o COI autorizou 14 atletas russos e 11 bielorrussos a competir em Paris-2024 sob uma bandeira neutra e sem direito a participar no desfile de abertura.
Os outros 13 atletas (10 lutadores, um ginasta e dois ciclistas) da lista inicial do COI (que poderá ser alargada nas próximas semanas) aceitaram participar nos Jogos, confirmaram as respetivas federações.
Para se qualificarem para a lista, os atletas devem, entre outros requisitos, não ter apoiado ativamente a ofensiva militar da Rússia na Ucrânia ou ter quaisquer ligações às forças armadas russas.
A Rússia atacou a Ucrânia em fevereiro de 2022, desencadeando uma cascata de sanções por parte de organismos desportivos internacionais contra atletas russos e bielorrussos devido ao apoio de Minsk a Moscovo.