Lotte Kopecky vence isolada e é a primeira líder da Volta a França feminina
Lotte Kopecky, vice-campeã do mundo e ‘classicómana’ de excelência, impôs-se ao cabo de 123,8 quilómetros com início e fim em Clermont-Ferrand, após 3:03.59 horas, graças a um solo de quase 10 quilómetros.
A campeã belga, que este ano já tinha vencido por 10 vezes, demorou menos 41 segundos do que uma companheira de equipa, a neerlandesa Lorena Wiebes, segunda, com Charlotte Kool (DSM-Firmenich), também dos Países Baixos, a fechar o pódio também a 41.
Na geral, este é o mesmo pódio, mas Kopecky lidera com 45 em relação à colega de equipa e 47 para Kool, num primeiro dia que já provocou diferenças significativas de tempo no pelotão da prova de oito etapas, a principal do calendário feminino a par da Volta a Itália.
Um grupo de outras candidatas e favoritas chegou entre os 41 e os 1.06 minutos de distância da vencedora, também líder dos pontos e da montanha. Só sobrou a juventude, para a francesa Cédrine Kerbaol (Certatizit-WNT).
Na segunda-feira, e já sem a ‘companhia’ da corrida masculina, a segunda etapa do Tour liga Clermont-Ferrand a Mauriac em 151,7 quilómetros com cinco subidas categorizadas, a última das quais a coincidir com a meta.