Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cavendish recebe o título de cavaleiro e lendário ciclista passa a poder usar o título de Sir

Cavendish está autorizado a usar o título de Sir
Cavendish está autorizado a usar o título de SirANDREW MATTHEWS / POOLAFP
O herdeiro do trono britânico, o Príncipe William, condecorou esta quarta-feira o ciclista Mark Cavendish (39). O velocista recebeu a condecoração no Castelo de Windsor, pela sua contribuição para o desporto e a caridade. Cavendish foi nomeado Cavaleiro Comandante pelo Rei Carlos III em junho deste ano e o campeão mundial de ciclismo de estrada e de pista está autorizado a usar o título de Sir. Após a cerimónia, Cavendish confirmou à BBC que a Volta à França deste ano, que bateu o recorde, foi a sua última.

O rei britânico homenageou Cavendish antes de este ter batido o recorde histórico do lendário Eddy Merckx, com o seu 35.º triunfo na Volta a França em julho. Cavendish não vai tentar melhorar mais nada. 

"Ainda tenho corridas para fazer este ano e vai ser muito bom correr como cavaleiro-comandante. Mas já disse antes que não haverá outro Tour", reiterou.

O natural da Ilha de Man ganhou pelo menos uma competição por pontos em cada uma das corridas do Grand Tour, duas vezes na Velha Senhora (2011 e 2021). A 15.ª participação deste ano foi também a sua última, confirmou.

No pelotão profissional, Cavendish tem 165 vitórias, 55 das quais em Grandes Voltas: 35 na Volta a França, 17 no Giro de Itália e três na Vuelta.

Cavendish conquistou o título de campeão do mundo de estrada em 2011 e a prata cinco anos mais tarde. Também se notabilizou na pista, sendo medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 na prova de omnium e tricampeão mundial na prova de madison (2005, 2088 e 2016).