Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ciclismo: Vingegaard começa cedo para reduzir a diferença para Pogacar

Ritzau
Jonas Vingegaard está em pleno andamento com o seu treino genético
Jonas Vingegaard está em pleno andamento com o seu treino genéticoMarco Bertorello/AFP
Jonas Vingegaard está atualmente a ganhar a tão necessária massa muscular e força, diz o treinador da Visma, Tim Heemskerk.

Jonas Vingegaard venceu a Volta à Polónia em agosto e terminou a época mais cedo, antes de se tornar pai pela segunda vez, em setembro, e cuidar da família.

E enquanto a maioria dos outros ciclistas de topo só agora começam as férias, depois da Vuelta a España, dos Jogos Olímpicos, dos Campeonatos do Mundo e das clássicas de outono, a estrela dinamarquesa está de volta à bicicleta.

Tim Heemskerk, treinador da Visma, revela-o numa entrevista à Velo.

O plano é reparar o atraso deixado pela queda do dinamarquês na Volta ao País Basco, em abril, e pelos 12 dias de hospitalização.

"Podemos construir uma base muito boa para o próximo ano, começando tão cedo. É algo de que precisamos mesmo. Depois da queda, ainda faltavam algumas coisas neste verão", explicou.

"Jonas está a trabalhar bem na moto, mas também a concentrar-se na sua força e condição física. Isso significa que ele pode voltar ao normal depois de perder massa muscular", disse Heemskerk à Velo.

O treinador da Visma não confirma os planos de Vingegaard para 2025, mas uma desforra contra Tadej Pogacar na Volta a França é provavelmente um dado adquirido.

"Só temos de aceitar que Pogacar elevou a fasquia este ano. É uma grande, grande vantagem podermos começar cedo com Jonas. Precisamos disso se quisermos pressionar e reduzir a diferença para o Pogacar", explicou.

"Não podemos ficar sentados e dizer que o Jonas teria vencido o Pogacar este ano com uma preparação ótima e sem acidentes. Temos de avaliar e analisar tudo para o podermos vencer", afirmou Heemskerk.

De acordo com o treinador, Vingegaard está em excelentes condições após a pausa com a família.

"Jonas está num bom estado mental e físico. As coisas estão a correr muito bem até agora. Neste momento, o nosso maior problema é evitar que ele se torne demasiado bom demasiado cedo. Isso pode acontecer com pessoas que são tão talentosas", disse.

Depois das vitórias na geral em 2022 e 2023, Vingegaard terminou a pouco mais de seis minutos de Pogacar na edição de 2024 da Volta à França.