Museu Guggenheim, cenário de luxo para a apresentação do Tour 2023
Numa cerimónia bem cuidada, as equipas desfilaram num palco montado junto ao Museu Guggenheim, o edifício mais conhecido de Bilbau.
As últimas a serem apresentadas foram as equipas dos dois últimos vencedores do Tour, os Emirados Árabes Unidos (UAE) de Tadej Pogacar e a Jumbo-Visma de Jonas Vingegaard, ambos segundos e primeiros no ano passado, e grandes favoritos à vitória final. Entre eles, surge o pentacampeão da etapa francesa, Miguel Indurain.
Os organizadores prestaram igualmente uma atenção especial ao outro antigo vencedor da prova, Egan Bernal (Ineos), que regressa a uma grande ronda após um acidente muito grave. Bernal falou após a sua apresentação: "Não estou a 100%, mas estou mais ansioso do que antes."
Como sinal cultural de Euskadi, onde se desenrolarão as três primeiras etapas, os ciclistas trocaram os seus capacetes por uma txapela (boina tradicional basca), personalizada com o logótipo do Tour e o número de cada ciclista.
A primeira etapa, com 182 quilómetros de extensão, realiza-se no sábado, com partida e chegada em Bilbau, com cinco passagens de montanha de 2.ª, 3.ª e 4.ª categoria.