Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tour: Etapa 10 transforma-se num agradável regresso ao asfalto

Tadej Pogacar, líder da Volta
Tadej Pogacar, líder da VoltaProfimedia
Após o primeiro dia de descanso, o pelotão da Volta à França regressa ao asfalto numa etapa ligeira, a priori favorável aos sprinters, entre Orleães e Saint-Amand-Montrond (centro de França), cidade natal do cicliste gaulês Julian Alaphilippe.

Com 187 quilómetros de um percurso maioritariamente plano, sem subidas catalagodas no programa, o dia não apresenta dificuldades para os ciclistas da classificação geral, que continua a ser dominada por Tadej Pogacar com 33 segundos de vantagem sobre Remco Evenepoel e 1:15 sobre Jonas Vingegaard.

"A última vez que se chegou a Saint-Amand, em 2013, (o espanhol Alejandro) Valverde perdeu 10 minutos numa fuga no pelotão por causa do vento, e agora a chegada é quase idêntica. Por isso, é o vento que vai decidir se é uma etapa verdadeiramente tranquila ou não. Mas é novamente uma grande ocasião para os sprinters", recordou o diretor técnico do Tour, Thierry Gouvenou.

O eritreu Biniam Girmay, que veste a camisola verde, vai tentar a terceira vitória em etapas, o britânico Mark Cavendish a segunda nesta edição, depois de ter aumentado o seu recorde para 35, e o belga Jasper Philipsen vai tentar estrar-se a vencer na Grande Boucle de 2024.

Saint-Amand-Montrond é a cidade natal de Julian Alaphilippe. A estrela do ciclismo francês não participa na Volta deste ano para se concentrar na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.

A partida está prevista para Orleães às 12:05 (hora em Lisboa), com a chegada a Saint-Amand-Montrond às 16:35 (calculada a uma velocidade média de 45 km/h).