Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tour: Ex-vencedor Andy Schleck confia que "Vingegaard vai ganhar"

Vingegaard durante a sua vitória na 11ª etapa.
Vingegaard durante a sua vitória na 11ª etapa.THOMAS SAMSON/AFP
Vencedor da Volta a França em 2010 e atacante de coração, Andy Schleck pede a Tadej Pogacar que não se entusiasme com Jonas Vingegaard, que apontou como favorito antes da partida para os Pirinéus, em entrevista à AFP.

"Pogacar é o melhor ciclista do mundo, mas Vingegaard é o melhor ciclista da Volta à França e vai ganhar mais do que ele", sublinhou o luxemburguês de 39 anos, que venceu a cimeira do Tourmalet desse ano.

- Tadej Pogacar já atacou seis vezes desde o início da Volta. Estará a fazer demasiado?

Adoro a forma como ele pedala. É alguém que se aborrece quando há uma etapa plana. Ontem (quinta-feira), ele queria sprintar com Van Aert e companhia! Mas ele está aqui para ganhar o Tour. E não tenho a certeza de que tenha escolhido a tática certa. Ele está de amarelo, tem 1:14 de vantagem sobre Vingegaard. Não lhe cabe a ele abrir a corrida. Cabe à Visma tentar mudar a classificação. Pogacar contenta-se em seguir. Está num lugar confortável. Mas está a agir como se estivesse nervoso.

- Tem algum complexo em relação a Vingegaard, que o dominou nas duas últimas edições?

Em Lioran (na quarta-feira), levou um golpe moral. Apesar de dizer que isso não o afeta, continua a pensar nisso. Nota-se que está nervoso, a tentar ganhar o máximo de tempo possível antes das montanhas. Talvez tenha atingido a sua melhor forma. Conseguirá ele manter-se assim durante mais oito dias? É uma verdadeira incógnita, tendo em conta que a última semana é a mais difícil que já vi na história do Tour. Também não estou convencido da tática da sua equipa. Se amanhã (sábado) a UAE ainda estiver a pedalar no Tourmalet para eliminar 80% do pelotão, já não percebo nada do ciclismo moderno.

- Vingegaard surpreende-o?

Não muito. Uma equipa como a Visma nunca vai correr o risco de queimar um ciclista com o seu valor. É um seis estrelas e, se tivessem a mais pequena dúvida depois das lesões, não o teriam posto em campo. Isso pode matar uma carreira. Não, eles sabiam que ele ia ser forte.

- Ele ainda corre o risco de pagar pela falta de preparação?

Quanto a mim, se ele teve um dia mau, já passou. Nos seus primeiros esforços, vimos que ele sofreu muito. Mas agora está pronto para atacar a camisola amarela.

- Acha que Vingegaard vai ganhar?

- Acho que ele vai ganhar, sim. Para mim, ele é o favorito e vamos ter um cenário semelhante ao dos últimos dois anos. OK, Pogacar é claramente o melhor ciclista do mundo. Ganhou a Volta à Flandres, a Liège-Bastogne-Liège e a Amstel. Ainda não ganhou a Milão-Sanremo, mas vai ganhar. E tenho a certeza de que também pode ganhar Paris-Roubaix. Mas Vingegaard é o melhor ciclista da Volta a França e vai ganhar mais do que Pogacar.