Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tour: Philipsen conquista terceira vitória em Nîmes e ainda pode sonhar com a camisola verde

Jasper Philipsen celebrou em Nimes
Jasper Philipsen celebrou em NimesAFP
Enquanto Biniam Girmay caiu na final, Jasper Philipsen venceu a corrida em Nîmes, à frente de Phil Bauhaus e Alexander Kristoff. O belga ainda pode sonhar em trazer a camisola verde para Nice no domingo.

A pouco menos de 90 quilómetros de Nîmes, Thomas Gachignard (TotalÉnergies) decidiu aproveitar a pausa após o sprint intermédio ganho por Bryan Coquard (Cofidis) para fugir. Até à data, nenhum membro do pelotão tinha posto o nariz de fora e o ciclista de Niort não inspirava os seus colegas. Um ponto de escalada no cimo da côte de Fambetou (4.ª categoria) e um bibe vermelho para o ciclista mais combativo: a escapadela valeu-lhe pelo menos dois pontos.

A vantagem nunca ultrapassou os 2:30 minutos. Traduzindo: os sprinters não vão perder a sua última oportunidade de brilhar nesta Volta, tanto mais que o vento não é suficiente para criar brechas. A 30 quilómetros do fim, Gachignard tinha uma vantagem de apenas 50 segundos. 5 quilómetros depois, foi novamente apanhado. Pelo menos, evitou um final cruel à Jack Bauer...

No calor do dia, com o mercúrio a atingir os 35 graus, os grandes sprinters explicaram-se num sprint final. Numa rotunda, a 1500 metros do fim, o camisola verde Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) ficou no chão. Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) não perdeu a oportunidade de tirar 50 pontos ao seu rival da Eritreia e passar para 32. Lançado na perfeição pelo seu piloto Mathieu van der Poel, o belga conquistou a sua terceira vitória de etapa do Tour.

Agora, é a vez dos estreantes e dos ases da geral concluírem esta edição de 2024.