UCI investiga "sala de controlo" proposta pela equipa de Vingegaard para a Volta a França

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

UCI investiga "sala de controlo" proposta pela equipa de Vingegaard para a Volta a França

UCI está a verificar se a instalação é legal
UCI está a verificar se a instalação é legalReuters
A União Ciclista Internacional (UCI) está a investigar a proposta de utilização pela Visma-Lease a Bike, a equipa do atual campeão da Volta a França Jonas Vingegaard, de uma "sala de controlo" a partir da qual os dados em direto ajudariam os seus ciclistas na corrida deste ano.

A UCI foi informada do recente anúncio sobre a utilização de uma "sala de controlo pela equipa Visma-Lease a Bike", disse a UCI num comunicado, esta quinta-feira.

"Estamos atualmente a realizar verificações para garantir que a configuração implementada está em conformidade com o quadro regulamentar, nomeadamente no que diz respeito à captura e transmissão de dados, tal como descrito no artigo 1.3.006b dos regulamentos da UCI", esclareceu.

Os regulamentos da UCI estipulam que "a captação e a transmissão autorizadas de dados, tal como previsto neste artigo, não devem permitir que um ciclista veja os dados de outro ciclista. Da mesma forma, as equipas só podem aceder aos dados dos seus pilotos, quando essa transmissão for autorizada, a menos que as informações relativas aos pilotos de outras equipas estejam disponíveis ao público".

Esta quinta-feira, a equipa neerlandesa anunciou a criação de uma "inovadora sala de controlo", uma carrinha equipada com tecnologia e equipamento de ponta, que funcionará como ponto central de recolha de dados em tempo real durante a Volta a França.

"Estamos muito satisfeitos por termos conseguido desenvolver a Sala de Controlo, que nos permite recolher e analisar ainda mais dados em tempo real e ter uma melhor visão geral da corrida", disse o chefe de desempenho da equipa, Mathieu Heijboer.

"Isto vai permitir-nos apoiar os treinadores no carro e ajudá-los a tomar as melhores decisões táticas possíveis mais rapidamente", acrescentou.

O Tour começa em Florença no sábado.