Volta: As declarações dos líderes da nona etapa
Artem Nych (segundo na etapa e líder da classificação geral):
"Não tínhamos nada a perder. Pensámos que era hoje ou nunca. Arrancámos na fuga, eu e o Frederico Figueiredo, que trabalhou todos os dias pela amarela. Agradeço-lhe e à equipa. Voltámos à amarela.
Precisava de ganhar tempo para a amarela, porque ninguém ia trabalhar por mim. Amanhã (no domingo, na última etapa), vamos ver".
Abner González (vencedor da etapa e segundo na geral):
"É um sonho tornado realidade. Sonhei mil vezes com isto, trabalhei como nunca. É para a minha família e o meu país, por tudo o que passei até aqui. Quero desfrutar do que fiz hoje e dar-me conta desta realidade.
(Sobre a posição na geral) Quero sair para dar tudo. Seja o resultado que seja, vou dar tudo. Cheguei à Volta para lutar pela geral. Tive um problema mecânico no prólogo, passei alguns dias doente. Sofri como nunca. Esta vitória tranquiliza o meu coração".
Gonçalo Leaça (quinto na etapa e quarto na geral):
"Foi uma grande etapa para a equipa. Tentámos vestir a amarela mas não conseguimos. Foi uma boa prestação e lutámos pelo melhor resultado possível. É sempre importante ser o melhor português, na Volta a Portugal.
Está tudo em aberto. Nada é impossível. Há quatro dias estava a 13 minutos. Vamos sonhar que é possível ganhar a Volta a Portugal.
Quando perdi algum tempo nos primeiros dias, a outra opção seria discutir as vitórias em etapa. Ganhei muito tempo ontem, por coincidência. Hoje, tive uma boa chance de vencer a amarela e não consegui”.
Nicolás Tivani (líder da classificação dos pontos):
"Foi uma Volta muito bonita, e hoje uma etapa bastante louca. Fizemos o trabalho para o Jesus del Pino. Saímos com duas vitórias em etapa e a classificação dos pontos. A equipa está contente, temos é de desfrutar".
Luis Ángel Maté (líder da classificação da montanha):
"Uma etapa muito dura, mítica, e com muito público. Muito espetáculo, com a luta pela etapa e as mudanças na geral. Foi uma etapa muito bonita de ciclismo.
É um prémio extraordinário para mim. Saio desta Volta muito contente, com uma vitória de etapa na Guarda e a vitória na classificação da montanha".
Jaume Guardeño (líder da classificação da juventude e 10.º à geral):
"Saímos para subir na geral. Consegui entrar na fuga do dai e disputar a etapa foi muito bonito".