Vuelta: Pavel Bittner surpreende Wout van Aert e Kaden Groves para vencer a quinta etapa
Wout van Aert ou Kaden Groves? Perto da Praça de Touros, o mano a mano era esperado em Sevilha, no final de uma etapa muito quente, onde o mercúrio rondou os 40 graus.
Como era de esperar, esta quinta etapa da Vuelta terminou ao sprint e, depois de o pelotão ter engolido Ibon Ruiz (Kern Pharma Team) e Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) a 38 quilómetros do final, o duelo começou nos últimos 3 quilómetros de reta.
Van Aert (Visma-Lease a bike) surpreendeu Groves ao lançar o seu esforço cedo e à esquerda da estrada, enquanto Groves (Alpecin-Deceuninck) olhava para a direita, "vítima" do companheiro de equipa da WVA, Edoardo Affini.
Mas o belga não tinha previsto o aparecimento de um convidado surpresa: Pavel Bittner (Dsm-Firmenich). O checo aproximou-se dos pedais do ciclista da Camisola Verde, ultrapassou-o e resistiu até ao fim para vencer por uma margem considerável, após alguns momentos de espera. Vencedor da Volta a Burgos há duas semanas, Bittner obteve a maior vitória da sua carreira.
A classificação geral continua a ser liderada pelo esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), que mantém oito segundos de vantagem para o português João Almeida (UAE Emirates), segundo, e 32 face ao espanhol Enric Mas (Movistar), terceiro.
Rui Costa foi obrigado a abandonar a Vuelta, na sequência de uma queda a 10 quilómetros da meta.