Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vuelta: Van Aert bate Pacher e vence a terceira etapa nesta edição

Wout van Aert conquistou a terceira vitória
Wout van Aert conquistou a terceira vitóriaJorge Guerrero / AFP
Sem dúvida o ciclista mais forte de uma fuga de cinco homens que terminou num mano a mano com Quentin Pacher, Wout van Aert conquistou a terceira vitória na Vuelta deste ano, em Baiona, a poucos passos da costa galega. Nada muda na classificação geral, com Ben O'Connor a manter-se no vermelho.

Uma etapa curta (159,6 km para ser exato) significa uma etapa nervosa. Com o Alto de Fonfría (2.ª categoria) como ponto de partida na primeira hora de corrida, havia muitos motivos para entusiasmo, especialmente quando o camisola verde Wout van Aert carregou no acelerador, seguido por Marc Soler e William Junior Lecerf. O trio passou para a liderança com menos de 30 segundos de vantagem sobre o pelotão, mas Juri Hollmann e Quentin Pacher sentiram-se bem e recuperaram.

Apesar de uma vantagem de pouco menos de 15 segundos, a fuga manteve-se e nenhum outro perseguidor conseguiu dar o salto, como Alessandro de Marchi. Entretanto, a diferença aumentou para 6 minutos, o que não prejudicou os favoritos que puderam passar um dia relativamente calmo nas estradas da Galiza.

Após o Alto de Vilachan (3.ª categoria), o Alto de Mabia permitiu ao pelotão liderado pela RedBull-Bora-hansgrohe reduzir a diferença em um minuto. Com o Alto de Mougas (1.ª categoria) à distância, van Aert fez um grande esforço no sprint intermédio de Barroca, não só para conquistar os pontos, mas também para testar os seus rivais. Apenas Pacher o seguia, enquanto Lecerf e Hollmann sofriam e Soler regressava ao seu carro no pior momento possível.

Na passagem de testemunho, van Aert e Pacher têm uma margem de 40 segundos sobre Lecerf e Soler, que regressa ao volante do belga, enquanto Hollmann sai pela janela (ele voltará pela janela para os dois perseguidores mais abaixo, na subida). A 20 quilómetros de Baiona, Pacher tinha pouco tempo para resolver o enigma do WVA, já vencedor de duas etapas este ano. A começar por segurar a roda do flamengo na descida.

Com uma vantagem de quase 2 minutos, a vitória da etapa foi para um dos dois primeiros classificados, ao longo da praia, uma paisagem sublime para terminar o dia. O resultado parecia inevitável quando Pacher tentou surpreender o seu rival a 1500 metros do fim, mas sem sucesso. O francês teve mesmo de iniciar o sprint na primeira posição. A 150 metros do fim, o ciclista do Groupama-FDJ sentou-se no selim, deixando van Aert a festejar. O belga esperou então que Pacher o cumprimentasse em sinal de reconhecimento. Dois minutos mais tarde, Soler conquistou o terceiro lugar.