Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ciclismo: Ilkhan Dostiyev suspenso pela UCI e despedido pela Astana após doping positivo

AFP
Ilkhan Dostiyev a competir no Tour de La Provence em Marselha, no mês passado
Ilkhan Dostiyev a competir no Tour de La Provence em Marselha, no mês passadoČTK / imago sportfotodienst / Fotoreporter Sirotti Stefano
Ilkhan Dostiyev (22 anos), promissor ciclista da equipa de reserva da Astana, foi suspenso pela UCI depois de ter testado positivo para uma substância dopante em julho, anunciou a sua equipa esta terça-feira.

"O ciclista admitiu ter utilizado a substância proibida e deu explicações à equipa e à UCI", declarou a Astana em comunicado.

"Ilkhan Dostiyev foi imediatamente suspenso e o seu contrato foi rescindido", confirmou a equipa.

De acordo com a lista de infractores de doping da UCI, atualizada na segunda-feira, o cazaque testou positivo em 30 de julho para CERA, uma EPO de terceira geração que estimula a produção de glóbulos vermelhos.

Na altura, estava a participar na Volta a Hainan, na China.

Dostiyev era um dos promissores ciclistas da equipa de reserva da Astana, cuja equipa principal é liderada por Alexandr Vinokourov, que foi banido por dois anos depois de testar positivo por doping de sangue durante a Volta a França de 2007.

Dostiyev tinha mostrado um vislumbre da sua promessa ao ficar em segundo lugar na Volta ao Ruanda, em fevereiro.

"Tínhamos grandes esperanças para ele", afirmou Alexandr Shushemoin, diretor desportivo da equipa de desenvolvimento da Astana, em comunicado.

"Posso garantir com toda a certeza que a Astana Qazaqstan Development Team não tem qualquer relação com este incidente", acrescentou.