Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ciclismo: Jonas Vingegaard vence a Volta à Polónia

Jonas Vingegaard vence a Volta à Polónia
Jonas Vingegaard vence a Volta à PolóniaAFP
O ciclista Jonas Vingegaard terminou como vencedor da geral da etapa da Volta ao Mundo na Polónia.

A estrela dinamarquesa do ciclismo Jonas Vingegaard (Visma) pode acrescentar mais um triunfo ao seu currículo, embora seja provavelmente um daqueles que aparecem em letras pequenas.

O bicampeão da Volta à França garantiu a vitória na geral da etapa da Volta ao Mundo na Polónia, no domingo.

Cruzou a linha de chegada em 41.º lugar na sétima e última etapa da corrida, mas no grande esquema das coisas, a sua posição na etapa não significou muito. Além de sorrir com o seu próprio triunfo na geral, Vingegaard também ficou contente pelo colega de equipa Olav Kooij ter vencido a etapa num sprint de grupo nas ruas de Cracóvia.

Vingegaard tem vestido a camisola do líder desde que assumiu o comando após a segunda etapa da corrida.

Antes da última etapa, Vingegaard tinha 13 segundos de desvantagem para o italiano Diego Ulissi, que era o perseguidor mais próximo. No entanto, nem Ulissi nem qualquer outro concorrente conseguiu trazer qualquer emoção à luta pela classificação na última etapa de 142 quilómetros. Por isso, a diferença manteve-se inalterada após a etapa.

Inicialmente, a etapa era montanhosa e convidava a fugas. Mas quando os últimos 50 quilómetros eram planos, o ritmo tornou-se tão rápido que um sprint de grupo parecia inevitável.

De forma quase ostensiva, os fugitivos lutaram para se manterem na frente, apesar de, numa extensão de mais de 25 quilómetros, terem ficado a poucos segundos do pelotão principal. O esforço deveria ter-lhes valido a bandeira axadrezada, mas apenas resultou num papel extra no sprint.

A três quilómetros da meta, o pelotão juntou-se e o ritmo aumentou ainda mais. No final, Olav Kooij foi o primeiro a cruzar a meta, num bom dia da Visma.

Ao longo da sua carreira, Jonas Vingegaard conta agora com nove vitórias em corridas de etapas. Para além das duas vitórias no Tour, as vitórias na geral na Volta ao País Basco, no Critérium du Dauphiné e no Tirreno-Adriatico são os maiores triunfos.