Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ciclismo: Mathieu van der Poel coroado campeão do mundo de gravilha

Mathieu van der Poel foi coroado campeão do mundo de gravel no domingo
Mathieu van der Poel foi coroado campeão do mundo de gravel no domingoDAVID PINTENS/BELGA MAG/Belga via AFP
A estrela neerlandesa da estrada, Mathieu van der Poel, acrescentou uma linha mais exótica à sua impressionante lista de conquistas ao tornar-se campeão mundial de gravilha em Lovaina (Bélgica), no domingo.

O bicampeão de Paris-Roubaix, que se sente muito à vontade em terrenos difíceis, venceu a corrida sozinho, depois de ter perdido o seu companheiro de fuga, o belga Florian Vermeersch, a 13 quilómetros do fim.

Campeão do mundo de estrada em 2023 e terceiro classificado há uma semana no Campeonato do Mundo de Zurique, Van der Poel gosta de brilhar em mais do que uma etapa.

O neto de Raymond Poulidor, que disputou a última corrida da sua época no domingo, é também seis vezes campeão do mundo de ciclocross e antigo campeão europeu de BTT.

"Era um grande objetivo para mim e diverti-me muito numa outra disciplina. Estou muito satisfeito por terminar a época desta forma", afirmou.

Florian Vermeersch terminou em segundo lugar, enquanto o seu compatriota Quinten Hermans resolveu um grupo de cinco ciclistas no sprint para ficar em terceiro lugar, à frente de outros dois belgas, Jasper Stuyven e Gianni Vermeersch, do britânico Connor Swift e do esloveno Matej Mohoric, que era o detentor do título.

No dia anterior, a lenda do ciclismo feminino neerlandês Marianne Vos tinha vencido a corrida feminina à frente da belga Lotte Kopecky, que acabava de se sagrar campeã mundial de estrada.

Uma nova disciplina do ciclismo, nascida há cerca de quinze anos nos Estados Unidos, o gravel, que consiste em pedalar numa mistura de estradas alcatroadas, está a ganhar popularidade.