Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

COI reafirma "total confiança" na Agência Mundial Antidopagem

AFP
COI reafirmou confiança na AMA antes dos Jogos Olímpicos
COI reafirmou confiança na AMA antes dos Jogos OlímpicosDIMITAR DILKOFF/AFP
O Comité Olímpico Internacional (COI) reafirmou esta quinta-feira a sua "total confiança" na Agência Mundial Antidopagem (AMA), criticada nos últimos meses pela forma como lidou com um caso que envolveu nadadores chineses.

O relatório provisório da investigação independente sobre o caso dos 23 nadadores chineses que testaram positivo em 2021 e não foram sancionados foi tornado público na terça-feira, colocando a AMA numa posição comprometedora depois de a imprensa ter revelado o que aconteceu.

"O COI apela a todas as partes envolvidas para que respeitem a autoridade suprema da AMA na luta contra o doping", acrescentou o organismo olímpico em comunicado. Nos Estados Unidos, a agência antidopagem norte-americana (USADA) continua a acusar a AMA de querer extinguir o escândalo e foi aberta uma investigação federal.

"Este respeito é a base sobre a qual a AMA foi fundada pelos governos e pelo movimento olímpico (em 1999, após o caso Festina no ciclismo)", declarou o COI.

Segundo Eric Cottier, um procurador suíço reformado que foi encarregado em abril de examinar a gestão do caso pela AMA, a organização mundial antidoping "não favoreceu" a China, que decidiu não sancionar os nadadores que testaram positivo para a trimetazidina, uma molécula proibida desde 2014. Na altura, a China concluiu que o teste positivo se devia a uma contaminação alimentar.

O relatório de Eric Cottier considera que a decisão da AMA de "não recorrer" contra o facto de a China não ter sancionado os nadadores foi "razoável", dadas as poucas hipóteses de um recurso bem sucedido devido à falta de provas que refutassem a tese da contaminação.

Vários destes nadadores ganharam medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 e onze deles foram seleccionados para participar nos Jogos de Paris.

Menções