Com Pepa no Cruzeiro, Série A do Brasil conta agora com oito portugueses ao leme
Com Pepa no Cruzeiro, o número de técnicos portugueses na Série A do Brasileirão até ao momento chega a um total de oito profissionais. O mais vitorioso é Abel Ferreira, que levou o Palmeiras às conquistas da Libertadores da América de 2020 e 2021, do campeonato brasileiro de 2022 e da Taça do Brasil de 2020, além da Recopa Sul-Americana, o campeonato Paulista de 2022 e a Supertaça do Brasil de 2023. E pode conquistar mais um título nesta temporada, já que o Palmeiras está assegurado na grande decisão do Paulistão.
O Flamengo, equipa com mais adeptos no futebol brasileiro, também está sob o comando de um técnico português. Mesmo oscilante, Vítor Pereira, ex-Corinthians, permanece no cargo e levou os rubro-negros à final do campeonato Carioca e vai à procura do título com o Fluminense.
Ainda no Rio de Janeiro, outro português no comando é Luís Castro, que está no Botafogo desde março de 2022 e foi o escolhido por John Textor para ser o timoneiro após deixar o Al-Duhail, do Catar. Passou ainda dois anos no Shakhtar Donetsk, onde conquistou o campeonato ucraniano.
Mas a história do Cruzeiro com técnicos portugueses é anterior ainda à era Jorge Jesus no Flamengo. O clube mineiro pode ser considerado um dos pioneiros neste movimento, já que em 2016, a Raposa anunciou a contratação do português Paulo Bento, que já tinha comandado o Sporting e a seleção portuguesa. Treinou o Cruzeiro em 17 jogos, 15 pelo Brasileirão e dois pela Taça do Brasil, obtendo seis vitórias, três empates e oito derrotas, um aproveitamento de 41,17% dos pontos. Acabou despedido e atualmente está livre, depois de ter orientado a seleção da Coreia do Sul, tendo participado no último Campeonato do Mundo.
Veja a lista completa dos técnicos portugueses na Série A do Brasil:
Abel Ferreira - Palmeiras - Multicampeão pelo Palmeiras e um dos técnicos mais vitoriosos do futebol brasileiro na atualidade.
Vítor Pereira - Flamengo - Qualificado para a final do campeonato Carioca, à procura do seu primeiro título pelo clube após deceções na Supertaça do Brasil, na Recopa Sul-Americana e no Mundial de Clubes.
Luís Castro - Botafogo - Após um Carioca dececionante, levou a equipa à terceira fase da Taça do Brasil.
Pepa - Cruzeiro - O último desafio foi ao serviço do Al-Tai, da Arábia Saudita. Aos 42 anos, é visto como um dos técnico mais promissores da nova geração portuguesa. Na temporada 2021-2022 do futebol português, Pepa levou o Vitória de Guimarães ao sexto lugar do campeonato português, com 48 pontos em 34 jornadas. Uma época antes, acabou na quinta posição, ao serviço do Paços de Ferreira, acumulando 53 pontos.
António Oliveira - Coritiba - Anunciado pelo clube no fim do ano passado, o português tem sido criticado pela torcida do Coxa, mas prefere minimizar o assunto. Um dos objetivos traçados pela direção do emblema paranaense já está cumprido, que foi a qualificação para a terceira fase da Taça do Brasil. Apesar disso, o Coritiba teve uma eliminação precoce no campeonato paranaense ao cair para o FC Cascavel. Uma campanha abaixo do esperado do último campeão estadual.
Renato Paiva - Bahia - Timoneiro escolhido para liderar a chegada do grupo City ao Bahia, Paiva ainda procura o melhor desempenho no Tricolor de Aço. A equipa ainda é instável e mais reforços devem chegar para a Série A. No entanto, celebra a chegada à final do campeonato Baiano.
Pedro Caixinha - Red Bull Bragantino - Chegou ao futebol brasileiro após grande passagem na América Latina, onde comandou o Cruz Azul e Santos Laguna, do México, e também o Talleres, da Argentina. O Massa Bruta acabou eliminado de forma precoce na segunda fase da Taça do Brasil para o Ypiranga de Erechim, mas está na meia-final do campeonato Paulista.
Ivo Vieira - Cuiabá - Chegou ao Cuiabá justamente para substituir António Oliveira, que está hoje no Coritiba. O treinador estava no Gil Vicente e tem vínculo até o fim do Brasileirão desta temporada. Na temporada 2022/23, o comandou os gilistas na Liga Conferência, na Liga portuguesa e Taça de Portugal. Em 16 jogos, teve uma campanha com quatro vitórias, quatro empates e oito derrotas. No Cuiabá, luta atualmente para a equipa à decisão do campeonato Mato-Grossense.