Comissão Espanhola de Antidopagem é reforçada com quatro atletas de renome
Com a criação deste órgão de participação, coordenação e controlo, a CELAD terá, pela primeira vez, uma Comissão em que os atletas estarão representados e terão voz ativa.
José Manuel Rodríguez Uribes, na qualidade de titular da Presidência do Conselho Diretivo do CELAD, nomeou como membros da nova Comissão de Coordenação a triatleta Susana Rodríguez, médica de profissão e medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 e Paris-2024; e o atleta Álvaro Martín, licenciado em Direito e Ciências Políticas e medalha de ouro e bronze nos últimos Jogos Olímpicos de Paris.
Por sua vez, o atleta Chuso García Bragado, que detém o recorde nacional de participação nos Jogos Olímpicos com um total de oito edições, e a halterofilista Lydia Valentín, medalhista nos Jogos de Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016, foram nomeados membros sob proposta do Comité Olímpico Espanhol.
Todos eles se destacam pela sua enorme contribuição para o prestígio e o bom nome de Espanha através das suas realizações, exemplo e compromisso com o desporto limpo.
Na Comissão de Coordenação, que será presidida pelo Diretor-Geral do CELAD, Carlos Peralta, estão igualmente representadas as Comunidades Autónomas, através das adesões da Andaluzia, das Astúrias, da Catalunha e da Região de Múrcia.
A criação desta Comissão de Coordenação, prevista no Real Decreto 908/2022 de 25 de outubro, que aprovou o Estatuto da agência espanhola antidopagem, responde ao compromisso de máxima transparência adquirido pelo CELAD com os atletas do nosso país.
Carlos Peralta reunirá em breve os membros desta nova Comissão para lhes dar as boas-vindas e proceder à implementação deste órgão. Com esta medida, o CELAD continua a dar passos em direção à construção de uma agência antidopagem espanhola de excelência.