Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comité Paralímpico Internacional procura "um lugar" para os Agitos em Paris

Os Agitos estão instalados no Arco do Triunfo.
Os Agitos estão instalados no Arco do Triunfo.Tosei Kisanuki/Yomiuri/The Youmiuri Shimbun via AFP
Na sequência da afirmação da Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, de que os anéis olímpicos devem permanecer na Torre Eiffel após os Jogos, o Comité Paralímpico Internacional (IPC) disse na segunda-feira que está à procura de um local na cidade para o símbolo dos Jogos Paralímpicos.

Estas pequenas luas crescentes em vermelho, azul e verde, chamadas Agitos (em latim, "eu me movo"), estão instaladas no topo da fachada do Arco do Triunfo e estão viradas para os Campos Elísios.

"Há muito debate sobre onde os anéis devem ficar e não devemos esquecer os Agitos. Penso que temos de encontrar um local para os Agitos ficarem na cidade para celebrar o que considero ser, de longe, os Jogos Paraolímpicos mais espetaculares da história", disse o porta-voz do Comité Paralímpico, Craig Spence, numa conferência de imprensa.

"Em cada edição dos Jogos, procuramos onde colocar este símbolo", disse Spence, que deu o exemplo de Tóquio, onde "ainda há Agitos na capital japonesa", três anos após a realização dos Jogos, em 2021.

Anne Hidalgo disse ao jornal Ouest France, no sábado, que os anéis olímpicos vão manter-se na Torre Eiffel.

"É uma decisão que me diz respeito enquanto Presidente da Câmara de Paris e o COI, Comité Olímpico Internacional, está de acordo. Por isso, sim, vão ficar na Torre Eiffel", afirmou Hidalgo.

Esta decisão foi contestada pela antiga ministra da Cultura e líder da oposição municipal, Rachida Dati, que apelou a "consultas" sobre a questão.