"Como um rapazinho": Diego Forlán entusiasmado por se estrear profissionalmente no ténis
O avançado uruguaio Diego Forlán falava no lançamento do Uruguay Open, onde fará a sua estreia no ténis profissional na próxima semana.
"Gosto dele (ténis) como um rapazinho e ter o privilégio de jogar um torneio profissional é um luxo", disse Forlán no Carrasco Lawn Tennis Club, em Montevideu, que acolherá o torneio de 10 a 17 de novembro.
Forlán, que se aposentou da seleção uruguaia em 2015 e do futebol de clubes em 2019, jogará em pares com o argentino Federico Coria, irmão de 32 anos do capitão argentino da Taça Davis, Guillermo Coria.
O vencedor da Bola de Ouro para o melhor jogador do Campeonato do Mundo de 2010 na África do Sul, que jogou ténis antes de se tornar futebolista profissional, acaba de se estrear no circuito para maiores de 40 anos da Federação Internacional de Ténis.
Diego Forlán disse estar entusiasmado por competir nos campos onde jogou quando era criança.
"É uma dádiva, por isso não tenho de provar nada a ninguém. Continuo a ser um antigo jogador de futebol a desfrutar de um desporto que pratiquei desde muito jovem", afirmou.
Entre os seus heróis no ténis, o uruguaio Diego Pérez, Marcelo Filippini e Pablo Cuevas foram citados, mas também expressou admiração pela lenda espanhola Rafael Nadal, a quem descreveu como um "lutador".
O Open do Uruguai, parte do Challenger Tour da ATP, é o maior torneio de ténis profissional masculino do país.
Além de Coria, o torneio também contará com a participação dos tenistas Francisco Comesana e Thiago Monteiro, que estão entre os 100 melhores do mundo.
"Tento preparar-me da melhor forma possível, mas tenho consciência de que não estou ao nível dos jogadores profissionais", disse Forlán.
"Primeiro, há uma diferença significativa de idade, embora eu esteja em boas condições físicas", acrescentou.
Forlán acrescentou que sabia que "não vai ser nada fácil e que quem vem aqui vem para ganhar".
"Faço isso em todos os desportos, ainda mais a nível profissional", disse, prometendo dar o seu melhor "e divertir-se".
Durante a sua carreira no clube, Forlán foi duas vezes o melhor marcador da LaLiga espanhola.
O avançado também ganhou a Premier League com o Manchester United em 2003, a Liga Europa com o Atlético de Madrid sete anos depois, e ajudou o Uruguai a vencer a Copa América de 2011, pela 15.ª vez.
Forlán disse que, apesar de ter "gostado muito" do seu tempo em campo, agora joga "muito mais ténis".
"A verdade é que nunca teria imaginado que hoje teria a oportunidade de jogar ténis a nível profissional, nem de perto", afirmou.
"É um desporto que pratico e com o qual me divirto, mas não o domino como dominava o futebol", afirmou.