Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Congresso da UEFA em Lisboa vai reeleger Ceferin para novo mandato na presidência

Ceferin está no cargo desde 2016
Ceferin está no cargo desde 2016AFP
A reeleição de Aleksander Ceferin para um novo mandato e a escolha de Fernando Gomes para o Conselho da FIFA são alguns dos pontos do 47.º Congresso da UEFA, que decorre na quarta-feira, em Lisboa.

Da agenda de trabalhos do evento, a realizar entre as 09:00 e as 13:00 no Centro de Congressos de Lisboa, consta, além das eleições, a apresentação de relatórios anuais, incluindo o relatório e contas e o orçamento do organismo para 2023/2024.

O esloveno Aleksander Ceferin, que ocupa o cargo desde 2016, será reeleito na presidência, uma vez que concorre sozinho a novo mandato de quatro anos, e também Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), será eleito para o Conselho da FIFA.

Gomes, de 71 anos, que deixará o cargo de vice-presidente da UEFA, por atingir o limite de idade, é candidato único ao lugar no órgão executivo do organismo que rege o futebol mundial, depois da demissão de Noël Le Graët da presidência da Federação Francesa de Futebol.

O líder da FPF vai ser eleito para um mandato de quatro anos, depois de ter cumprido dois mandatos de dois anos cada, o último até 2019, sem que se tivesse recandidatado em 2021, apesar de se ter mantido como membro executivo da UEFA.

A candidatura de Gomes a este órgão executivo da FIFA coincide com a ‘corrida’ de Portugal, juntamente com Espanha e Marrocos, à organização do Mundial2030 de futebol.

O Comité Executivo da UEFA reunir-se-á no dia anterior, 04 de abril, num encontro vedado à imprensa.

No mesmo evento, vai também ser escolhido um vice-presidente da FIFA, cargo para o qual concorrem o húngaro Sándor Csányi, atual titular do cargo, frente ao finlandês Ari Lahti, enquanto Debbie Hewitt e David Martin são os candidatos a vices da FIFA das federações britânicas.