Conheça os nove estreantes da seleção brasileira na lista de Ramon Menezes
Entre os nove estreantes, cinco deles estiveram na seleção brasileira sub-20, liderada por Ramon Menezes. Todos eles fizeram parte da conquista do Sul-Americano da categoria, entre janeiro e fevereiro, nomeadamente os artilheiros da competição, Andrey Santos e Vítor Roque.
Conheça as caras novas da seleção brasileira:
Mycael
O jovem de apenas 18 anos é um dos guarda-redes que despontam no Athletico Paranaense, depois de Weverton, Bento e Santos. Mycael passou por todas as seleções de formação do Brasil, tendo marcado presença no Sul-Americano sub-20, no início deste ano, onde se destacou com boas exibições e, sobretudo, o penálti defendido contra a Argentina.
Arthur
Jovem que atua na posição mais carenciada do futebol brasileiro, a lateral-direita, Arthur é um dos atletas mais promissores da formação brasileira. Formado no América Mineiro, clube com tradição na formação de talentos, o jovem lateral de 19 anos é já fortemente assediado por clubes europeus, tendo sido o Barcelona um dos que perguntou por Arthur.
Robert Renan
Outro dos jogadores que esteve presente no Sul-Americano sub-20, Robert Renan, de apenas 19 anos, foi formado no Corinthians e, no início deste ano, transferido para o Zenit, da Rússia. O central, de 1,86 metros, destaca-se pela técnica e qualidade de passe, características que ficaram bem visíveis na campanha brasileira na competição. Robert Renan fez 10 jogos oficiais pela equipa principal do Corinthians, com um golo marcado.
André
Eleito como revelação do Brasileirão em 2021, André, de 21 anos, já se afirmou como um dos melhores médios a atuar no Brasil. Formado no Fluminense, vem cumprindo tudo o que prometia quando era mais novo. Além do poder de marcação, André destaca-se pelo bom passe e ótima saída de bola, sendo um dos protagonistas do Fluminense de Fernando Diniz.
Andrey Santos
Foi o maior destaque do Brasil no Sul-Americano sub-20. Andrey Santos, de apenas 18 anos, acabou mesmo por ser vendido ao Chelsea, por cerca de 15 milhões de euros, mas voltou ao Vasco da Gama, agora emprestado, uma vez que não conseguiu o visto de trabalho em Inglaterra. Andrey é visto como uma das maiores esperanças do meio-campo da seleção brasileira para esta novo ciclo, olhando para o Mundial de 2026.
João Gomes
Peça-chave na equipa do Flamengo de 2022, João Gomes é um dos estreantes mais conhecidos nesta convocatória de Ramon Menezes. O médio de 22 anos foi vendido ao Wolverhampton em janeiro e até já se estreou a marcar na Premier League. Como principais características, João Gomes apresenta a versatilidade e o grande poder de marcação.
Raphael Veiga
Era um dos nomes mais pedidos para ser convocado no último ciclo, para o Mundial-2022, e a chamada acontece agora. Raphael Veiga, médio de 27 anos do Palmeiras de Abel Ferreira, foi um dos protagonistas das épocas vitoriosas do clube nos últimos três anos e, no arranque deste ano, vive um dos melhores momentos da carreira, com cinco golos e cinco assistências.
Rony
O avançado de 27 anos é o mais velho neste lote de estreantes da seleção brasileira. Igualmente do Palmeiras, como Raphael Veiga, Rony destacou-se nas últimas épocas pelos golos marcados ao serviço da equipa orientada por Abel Ferreira, sobretudo pelo seu poder de superação, depois de receber várias críticas da imprensa e dos adeptos do Palmeiras. Trabalhador incansável, Rony vive um ótimo momento, traduzido nesta convocatória.
Vitor Roque
Jóia da formação do Cruzeiro, Vítor Roque explodiu no futebol brasileiro em 2022. O avançado de 18 anos acabou por ser vendido ao Athletico Paranaense e, pelo clube, destacou-se na campanha do vice-campeão da Libertadores. Esteve igualmente no Sul-Americano sub-20, onde marcou seis golos em oito jogos.