Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Contra Fatawu não há argumentos: Sporting bate Ajax (5-1) rumo aos quartos da Youth League

Pedro Fernandes
Sporting voltou a garantir o acesso aos quartos de final da UEFA Youth League
Sporting voltou a garantir o acesso aos quartos de final da UEFA Youth LeagueAjax
Os "leões" demonstraram superioridade desde os primeiros minutos do encontro. Fatawu apontou três golos, dois deles de belo efeito, e foi a figura maior de um jogo em que Rodrigo Ribeiro e Mateus Fernandes também marcaram, com Roberto Martínez, selecionador nacional, bem atento nas bancadas.

O Sporting recebeu e venceu o Ajax em jogo dos oitavos de final da UEFA Youth League, mantendo a invencibilidade na presente edição da prova e assegurando a passagem aos quartos de final, onde vai defrontar o vencedor do duelo entre Liverpool e FC Porto.

Confira aqui as incidências do jogo.

Com Gonçalo Esteves e Fatawu no onze inicial, o emblema de Alvalade cedo mostrou ao que ia, impondo o seu domínio e a presença constante no último terço. Tanto que, nos pimeiros 15 minutos, a formação neerlandesa não conseguiu sair do seu reduto defensivo, mostrando claras dificuldades em chegar perto da área dos leões.

Pelo meio, tinha ainda de conter as investidas do Sporting, especialmente pelo lado direito, onde Fatawu brilhou durante os primeiros 45 minutos. Logo aos 9', o extremo fez a primeira ameaça, arrancando antes de rematar por cima, e cinco minutos depois voltou à carga, ganhando posição, mas definindo mal na hora de entregar.

Num período muito intenso e de qualidade por parte dos verdes e brancos, seguiram-se tentativas de Rodrigo Marquês e Samuel Justo, para duas boas intervenções de Tommy Setford, que foi segurando o Ajax no encontro.

Mas a ala direita era ouro para o Sporting e uma autêntica dor de cabeça para a equipa de Amesterdão, e Fatawu voltou à carga à meia-hora, colocando a bola no coração da área, mas não encontrando quem a desviasse.

Por isso, foi sem surpresa que a formação portuguesa chegou à vantagem. E por Fatawu, pois claro. Aos 35', o extremo encarou Chahine Van Bohemen, pela direita, puxou para o meio e, de pé esquerdo, atirou ao ângulo, sem qualquer hipótese de defesa para o guarda-redes contrário.

Até ao intervalo, Samuel Justo voltou a tentar a sua sorte, mas Setford negou novamente, ele que evitou um resultado bem mais alargado por altura do descanso.

Produtividade aumentou e levou a triunfo claro

Se os golos escassearam na primeira parte, na segunda a história foi bem diferente. O Sporting até passou por um período menos conseguido, mas a verdade é que partiu para uma vitória contundente e inquestionável.

Com cerca minutos de grande nível, os leões festejaram por quatro vezes entre os 74' e os 84', carimbando a passagem para os quartos de final.

Aos 74', Diogo Cabral recuperou a bola, investiu pela esquerda e assistiu Fatawu, que fez o segundo, antes de Rodrigo Ribeiro, dois minutos depois, ter ampliado após erro de Setford na sequência de um primeiro remate de Diogo Travassos.

Em tarde "sim", voltou a aparecer... Fatawu. Cinco minutos volvidos, o extremo encarou novamente um defesa adversário, fletiu para o meio e atirou para o quarto do Sporting, que voltaria a celebrar aos 84', quando Mateus Fernandes, na recarga a um primeiro remate defendido por Setford, trocou as voltas ao guardião, confirmando o golo de calcanhar.

O máximo que o Ajax conseguiu foi reduzir no minuto serguinte, por Tristan Gooijer.

O Sporting aguarda agora o desfecho do duelo entre Liverpool e FC Porto para saber quem defronta nos quartos de final.