Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Controlo de segurança de pelo menos um milhão de pessoas antes dos Jogos Olímpicos em Paris

Controlos de segurança para pelo menos um milhão de pessoas
Controlos de segurança para pelo menos um milhão de pessoasPAP
Pelo menos um milhão de pessoas, incluindo atletas, treinadores, voluntários e até residentes em Paris, estão a ser submetidos a controlos de segurança prévios antes dos Jogos Olímpicos, devido à ameaça terrorista em vigor na capital francesa.

Nem todos os interessados poderão assistir aos Jogos Olímpicos. Em primeiro lugar, todas as pessoas que pretendam obter uma acreditação para o evento devem ser submetidas a um controlo de segurança minucioso por parte de investigadores, que actuam com total discrição.

O objetivo dos agentes é garantir que os atletas, treinadores, jornalistas e voluntários autorizados a assistir aos Jogos não representam uma ameaça para a segurança do evento, incluindo sobretudo a ameaça do terrorismo, que é muito elevada em França.

"A acreditação não pode ser emitida pelo comité organizador antes de ser efetuado um controlo de segurança", sublinhou o diretor do Serviço Nacional de Investigação Administrativa de Segurança (SNEAS), Julien Dufour.

O pessoal de segurança, incluindo 22.000 pessoas do setor privado, e os 45.000 voluntários, são igualmente sujeitos a controlos. No entanto, o controlo obrigatório só é efetuado para as pessoas destacadas para trabalhar em zonas protegidas específicas.

"Temos em conta que também vamos efetuar controlos das pessoas que vivem na zona", acrescentou o chefe do SNEAS.

Se o controlo não detetar qualquer risco para a segurança, o SNEAS emite um parecer sem oposição, o que equivale a uma luz verde para a pessoa em questão. No entanto, se o nome da pessoa constar de um dos dossiers, o investigador avalia, com base nos documentos, se ela pode representar um risco em relação ao seu papel nos Jogos Olímpicos.

De acordo com Dufour, se o processo de uma pessoa mostrar que estava a conduzir sob o efeito do álcool, ela pode ser designada para trabalhar num evento na capital francesa, onde a sua tarefa será reparar equipamentos, por exemplo. No entanto, se for para conduzir autocarros, a decisão será diferente.

O SNEAS pode emitir um parecer "fundamentado" de não conformidade, caso em que o pedido de acreditação será rejeitado.

A organização estima que deverá ser efetuado um milhão de inspeções para os Jogos de Paris.

Assegurar a segurança dos Jogos Olímpicos é da responsabilidade das autoridades locais da cidade organizadora. Segundo o The Guardian, para o evento de Londres-2012, o Ministério do Interior britânico efectuou quase 500.000 controlos, que resultaram em 100 recusas.