Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Coreia do Norte vai pôr fim a anos de isolamento desportivo nos Jogos Asiáticos

A Coreia do Norte inscreveu 191 atletas nos Jogos Asiáticos, que começam na próxima semana.
A Coreia do Norte inscreveu 191 atletas nos Jogos Asiáticos, que começam na próxima semana.AFP
A Coreia do Norte inscreveu 191 atletas nos Jogos Asiáticos que começam na próxima semana, segundo os organizadores, o que indica que o país está pronto para pôr fim a mais de três anos de isolamento desportivo.

Os norte-coreanos inscreveram-se nos Jogos Asiáticos, que se realizam na cidade chinesa de Hangzhou, em modalidades como o atletismo, a ginástica, o basquetebol, o futebol, o boxe e o halterofilismo.

Os norte-coreanos também se inscreveram para participar num torneio de halterofilismo em Cuba, em junho, mas acabaram por não comparecer.

A Coreia do Norte fechou as suas fronteiras no início de 2020 devido à pandemia de covid-19 e não enviou nenhum atleta para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados para 2021 devido à pandemia. Como resultado, foi posteriormente excluída pelo Comité Olímpico Internacional dos Jogos Olímpicos de inverno de Pequim-2022.

Uma equipa norte-coreana de taekwondo foi autorizada a competir no Cazaquistão em agosto, mas antes disso, a Coreia do Norte não tinha enviado quaisquer atletas para torneios internacionais desde a pandemia.

Os Jogos de Hangzhou arrancam a 19 de setembro, com a Coreia do Norte a defrontar Taiwan na competição de futebol masculino.

O líder norte-coreano Kim Jong Un é considerado um grande adepto do desporto e o seu país tem laços estreitos com a China.