Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Galopin Des Champs vence as duas Taças de Ouro de Cheltenham

Paul Townend monta Galopin Des Champs além da meta e vence a Gold Cup
Paul Townend monta Galopin Des Champs além da meta e vence a Gold CupAFP
Galopin Des Champs foi descrito como uma "super-estrela" pelo seu treinador Willie Mullins, depois de se ter juntado a um clube de elite de cavalos que ganharam duas Taças de Ouro de Cheltenham na sexta-feira.

O favorito, treinado por Mullins e montado de forma imaculada por Paul Townend, deu seguimento ao seu sucesso de 2023 na prova de saltos de obstáculos de forma enfática.

Em segundo lugar ficou o bem apoiado Gerri Colombe, com o vencedor do Grand National Corach Rambler em terceiro.

Galopin Des Champs teve um desempenho adequado ao 100.º aniversário do principal prémio da National Hunt, juntando-se a Best Mate e Al Boum Photo como os únicos cavalos a ganhar a Gold Cup em anos sucessivos neste século.

A proprietária do vencedor, Audrey Turley, descreveu como "aterrorizante" ver o seu orgulho e alegria repetir os atos heróicos do ano passado.

"Não se torna mais fácil, vou apreciar a corrida mais tarde. Ainda não consigo acreditar. Ele é tão especial para nós, ele é tão gentil e carinhoso", afirmou.

Para Mullins, esta foi a coroa de glória de uma semana notável, em que o mestre treinador irlandês conquistou o seu 100.º vencedor do Festival na quarta-feira.

Demorou muito tempo a pôr finalmente as mãos numa Gold Cup, mas agora já ganhou quatro das últimas seis edições da grande corrida.

"Tudo o que nos preocupava era o cavalo solto nas duas últimas cercas. Ele cometeu um erro no início, mas foi só isso, ufa! Ganhar o 100.º, a semana tem sido tão boa, é como uma tempestade perfeita", disse um emocionado Mullins, que também ganhou o Champion Hurdle de terça-feira com State Man.

"O terceiro seria o plano para o próximo ano", acrescentou Mullins sobre Galopin Des Champs, confirmando que o seu campeão vai regressar para tentar fazer três consecutivos.

Apenas Best Mate (2002-2004), Arkle (1964-1966), Cottage Rake (1948-1950) e o pentacampeão Golden Miller (1932-1936) conseguiram conquistar o Everest das corridas de saltos mais de dois anos consecutivos.

Townend tinha Galopin Des Champs perfeitamente colocado em terceiro, atrás do líder The Real Whacker.

L'Homme Presse destacou-se como um dos principais perigos da queda de Fastorslow, o cavalo continuou a correr sem cavaleiro, representando um potencial problema para Galopin Des Champs.

Mas Townend manteve a calma, saltando para a frente e subindo a famosa colina de Cheltenham até à linha de chegada para vencer Gerri Colombe por três comprimentos e meio, com mais nove comprimentos e meio de volta para Corach Rambler.

O terceiro está agora destinado a tentar repetir os seus feitos heróicos no Grand National de 2023 em Aintree, no próximo mês.

A sua treinadora Lucinda Russell comentou: "Estou encantada com ele, é fantástico. Foi a prova perfeita para o Grand National, estou muito orgulhosa dele."