Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

State Man vence Champion Hurdle enquanto Mullins domina Cheltenham

Paul Townend (à esq.) e State Man vencem o último obstáculo à frente do jóquei Jack Kennedy (à dir.) em Irish Point, a caminho da vitória
Paul Townend (à esq.) e State Man vencem o último obstáculo à frente do jóquei Jack Kennedy (à dir.) em Irish Point, a caminho da vitória AFP
O favorito State Man venceu o Champion Hurdle, enquanto o treinador Willie Mullins dominou o dia de abertura do Festival de Cheltenham, com três vitórias na terça-feira.

State Man, sob o comando do jóquei Paul Townend, foi melhor do que no ano passado, quando terminou em segundo lugar para Constitution Hill, dando a Mullins a sua quinta vitória na corrida.

O cavalo de sete anos foi enviado como favorito a 8/13, com Constitution Hill a faltar ao Festival.

State Man não cometeu qualquer erro na ausência do seu rival, afastando-se de um valente Irish Point para vencer por um comprimento e meio no final da corrida de duas milhas.

"É um trabalho duro lá fora", disse Townend à Racing TV.

"É difícil pegar e ir embora e voar, mas ele colocou tudo na cama muito rapidamente. Ele é uma estrela. Eu adoro montá-lo. É tão simples", acrescentou.

Foi a primeira vez que Mullins montou o vencedor da corrida desde a vitória de Annie Power em 2016.

"Ele (Townend) está a montar com tanta confiança e estava muito confiante no cavalo", disse Mullins.

"Só mostra que quando os jóqueis estão a montar na zona, podem fazer acontecer outras coisas que querem que aconteçam. Falando com ele depois, consigo ver o que ele está a fazer. Não há nenhum fator 'uau' com State Man, e também não se fica 'uau' quando se olha para ele, mas ele faz o que está escrito. Ele é esse tipo de cavalo", explicou.

Outsider Luccia correu para terminar num surpreendente terceiro lugar.

Mullins, o treinador mais bem sucedido na história de Cheltenham, já tinha começado a semana na Arkle Chase com Gaelic Warrior.

O favorito Lossiemouth fez um triplo no cartão para o treinador de 67 anos, ao passar pelos seus rivais na Mares' Hurdle.

A vitória de Lossiemouth foi a 97.ª de Mullins em Cheltenham, enquanto tenta tornar-se no primeiro treinador a atingir a marca do século.

Townend foi o cavaleiro de todos os três vencedores de Mullins na terça-feira.